“Se você quer construir um navio, não dê ordens: divida o trabalho. Ensine seus funcionários a desejar, mais que tudo, velejar pelo mar.” A citação de Antoine de Saint-Exupery dá início ao novo livro de David Butler sobre a Coca-Cola.
Presidente de inovação da empresa, Butler conta que a empresa não era um grande navio quando ele entrou para a equipe em 2004, com a missão de desenvolver uma nova visão e estratégia.
Apesar de os consumidores só verem o produto final, a empresa de fato tem algumas pequenas desconexões. “Todos estes erros começaram a fazer a marca parecer velha e deslocada quando comparada com empresas atuais como Apple e Nike”, conta o presidente. “A Coca foi fundada em 1886 e em 1929 já estava presente em 28 países. Seu logo, sua cor, sua fórmula são exatamente as mesmas até hoje.”
Butler passou a olhar para o “design de acesso” de outras marcas como a Apple que tem uma enorme vantagem competitiva ou a Nike com a construção de sua reputação. Ele criou um documento de três páginas com cinco estratégias que a Coca poderia usar.
É preciso ter organização. Butler acredita que a companhia está agora na trajetória para dobrar seu tamanho até 2020. A lição: empresas já estabilizadas no mercado, têm a chance de não se adaptar rapidamente, assim como start ups têm chances de não virarem companhias de grande escala. “Os negócios mias bem sucedidos amanhã, serão aqueles que conseguem combinar estes dois fatores.”