O papa Francisco machucou o antebraço direito após uma queda em sua residência, mas não sofreu fratura e continuou com sua agenda do dia, informou o Vaticano.
Imagens das reuniões do papa na quinta-feira (16) de manhã mostraram Francisco usando uma tipoia de pano simples, enrolada em seu pescoço, para segurar o braço direito.
Leia também
O ferimento é o segundo em cerca de seis semanas para o papa, que machucou o rosto em uma queda anterior em dezembro.
“Esta manhã, devido a uma queda na casa de Santa Marta, o papa Francisco sofreu uma contusão no antebraço direito, sem fraturas. O braço foi imobilizado como medida de precaução”, informou um comunicado.
O pontífice, que lidera a Igreja Católica de 1,4 bilhão de membros desde 2013, fez 88 anos em dezembro e frequentemente usa uma bengala ou uma cadeira de rodas para se mover devido a dores no joelho e nas costas.
A queda anterior do papa no mês passado ocorreu quando ele escorregou ao sair da cama e bateu o queixo na mesa de cabeceira, disse o Vaticano na ocasião.
Francisco sofreu de gripe e problemas relacionados várias vezes nos últimos dois anos. Ele também passou por uma cirurgia em 2021 para tratar uma condição dolorosa chamada diverticulite, e novamente em 2023 para reparar uma hérnia.
Um assessor leu na semana passada um importante discurso para diplomatas em nome de Francisco, que estava sofrendo com os efeitos de um resfriado.
No entanto, em uma autobiografia publicada na terça-feira, Francisco minimizou as preocupações sobre sua saúde e descartou a renúncia, como fez seu antecessor Bento 16.
“Estou bem”, disse ele. “A Igreja é governada usando a cabeça e o coração, não as pernas.”