No mundo dos negócios, ter uma boa certificação é fundamental. E no âmbito das escolas de negócios, poucas são tão prestigiadas quanto o selo de acreditação da AACSB – Association to Advance Collegiate Schools of Business. No Brasil, a única universidade fora do eixo Rio-SP a ter essa certificação é a Unisinos, por meio da sua Escola de Gestão e Negócios. No Brasil todo, apenas quatro detêm tal honraria.
“A acreditação da AACSB representa uma importante conquista, já que é um reconhecimento internacional da nossa excelência acadêmica”, diz Claudia Bitencourt, Decana da Escola de Gestão e Negócios. Claudia está certa. Um selo como esse, concedido por uma das mais importantes acreditadoras do mundo para a área de business, significa que a instituição de ensino alcançou um padrão de excelência e credibilidade internacional que a coloca em um seleto grupo de escolas com as quais poderá buscar parcerias. No caso das escolas de negócios que fazem parte do rol de certificadas pela AACSB no mundo estão gigantes como a Harvard Business School, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Chicago, por exemplo.
Mas obter um certificado desse nível não é tarefa fácil. É uma meta de longo prazo, que demanda diversas etapas de avaliação. Para ser acreditada, a EGN da Unisinos passou por uma série de processos ao longo dos últimos sete anos – incluindo visita presencial do Comitê de Avaliação da AACSB. Os requisitos envolveram 15 standards relacionados à estratégia e inovação, relacionamento com diferentes stakeholders, aprendizagem e ensino, engajamento acadêmico e profissional.
“Nessa jornada, a aprendizagem envolve diferentes instâncias, seguindo padrões rigorosos de qualidade, excelência acadêmica e de gestão. Podemos dizer que o espírito da acreditação é a busca da melhoria contínua, valorizando a inovação em diferentes instâncias”, explica Claudia.
EFEITO CASCATA
A acreditação, no entanto, não favorece apenas a Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, que conta, atualmente, com 14 cursos de graduação, quatro especializações, 15 MBAs, quatro pós-MBA, quatro mestrados e quatro doutorados. Alunos e professores também se beneficiam, uma vez que o selo traz inúmeras vantagens para estudantes, egressos e empresas – entre elas, favorecer ações de mobilidade e parcerias internacionais com as principais escolas de negócios do mundo e valorizar o diploma, tanto pela academia quanto pelo mercado, estimulando e promovendo a empregabilidade no Brasil e no mundo.
Para os alunos, a certificação da AACSB significa confiabilidade, legitimidade e segurança na escolha de um curso de graduação ou pós-graduação com reconhecimento internacional. Para as empresas, o resultado vem a partir da contratação de profissionais com sólida formação global e integral, impactando a sociedade com cidadãos mais qualificados e preparados para os desafios do amanhã. “O reconhecimento do selo no exterior favorece a carreira internacional dos nossos alunos, tanto na inserção em universidades como em empresas no exterior”, explica a Decana.
O impacto social é, inclusive, uma das características levadas em conta pela certificadora. “Demonstrar impacto social positivo é uma característica que define uma escola de negócios de qualidade, e as escolas credenciadas pela AACSB lideram o caminho. Como instrumento de conexão e de convocação do setor de ensino de negócios, estamos entusiasmados em ampliar os esforços dos nossos membros nas comunidades que eles atendem, local e globalmente. Juntos, os nossos relacionamentos criarão parcerias ágeis e inovadoras entre alunos, dentro das universidades e entre empresas e governo para o maior benefício da sociedade”, diz Caryn L. Beck-Dudley, presidente e CEO da AACSB, que está liderando conversas sobre o papel das escolas de negócios como uma força para o bem na sociedade, um componente central das suas recém-anunciadas normas de credenciamento de escolas de negócios para 2020.
*Infomercial é conteúdo patrocinado, de responsabilidade exclusiva dos autores, e não reflete a opinião da Forbes Brasil e de seus editores.