Flexibilidade, Customização e Sustentabilidade: a Aposta da Ayvens para Construir o Futuro da Mobilidade

A partir de proposta que combina consultoria, integração de serviços e redução de impactos ambientais, empresa assume protagonismo na criação de novos modelos de negócios para mercado de gestão e terceirização de frotas

INFOMERCIAL | Conteúdo patrocinado

Em meio à ascensão dos movimentos globais de inovação e sustentabilidade, o mercado de gestão e terceirização de frotas vem passando por transformações profundas nos últimos anos. Considerado um dos mais importantes vetores de eficiência de grandes cadeias de negócio, o setor passou a ser cada vez mais orientado pela oferta de soluções que combinem otimização de custos, pacotes customizados de serviços e redução de impactos ambientais. 

Acessibilidade

Líder global em mobilidade sustentável, a Ayvens, marca criada a partir da combinação das operações das gigantes ALD Automotive e LeasePlan, vem impulsionando esse cenário a partir de um posicionamento focado na conexão entre tendências globais e demandas específicas de clientes dos mais diversos setores. A partir de uma estrutura que reúne presença em 42 países e mais de 14 mil colaboradores, a companhia tornou-se protagonista de um movimento que vem ganhando força na economia nacional — cerca de 20% das empresas brasileiras já possuem frotas terceirizadas, contabilizando um total de mais de 1,5 milhão de veículos, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).    

Entre os diferenciais apresentados pela proposta da Ayvens, está um ecossistema de soluções integradas que combina frentes de atuação complementares e inteligência de negócios. “O amadurecimento do mercado tem reforçado a busca por serviços que gerem insights e agreguem valor para operações de gestão de frotas. Neste contexto, é preciso criar soluções que disponibilizem informações estratégicas e dialoguem com as necessidades de cada negócio”, afirma Pedro Reis, Country Managing Director da Ayvens Brasil.

A liderança no setor vem sendo reforçada por um conjunto de inovações que vai de encontro a algumas das principais demandas registradas entre gestores de frotas e motoristas. Estruturado de maneira flexível, o portfólio da Ayvens inclui ferramentas como plataformas de monitoramento de desempenho de veículos, cartões de mobilidade e aplicativos de carsharing. Os serviços são disponibilizados a partir de uma abordagem consultiva, que tem como foco o diagnóstico personalizado das necessidades de cada cliente.  

No ponto central dessa proposta, está a flexibilidade do uso de serviços — os contratos podem ser customizados de acordo com a demanda e os índices de retorno de cada solução. “O mercado está em busca de modelos que possam ser ajustados a diferentes cenários. Na medida em que os clientes percebem que a gestão de frotas vai muito além da simples lógica de locar veículos, eles passam a priorizar propostas que ofereçam mais adaptabilidade e apoio consultivo”, diz Alexandre Valadão, diretor comercial da Ayvens.

Na frente de sustentabilidade, a operação global da Ayvens tem se destacado pelo pioneirismo na oferta de soluções ligadas a de veículos elétricos. A companhia possui atualmente a maior frota de eletrificados do mundo, com mais de 523 mil unidades multimarcas. Nos próximos dois anos, a expectativa é que 50% das entregas de carros novos sejam compostas por veículos do segmento. “Estamos comprometidos com a criação desse futuro. A eletrificação da indústria de transportes é uma realidade que vai acontecer, resta apenas saber com qual velocidade esse movimento se consolidará no Brasil e no mundo”, complementa Reis. 

*Infomercial é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.