O presidente-executivo da BRF, José Aurélio Drummond Jr., renunciou ao cargo hoje (23), às vésperas de uma assembleia de acionistas para mudar o conselho de administração tida como vital para o futuro da exportadora de carne de frango.
LEIA MAIS: Acionistas e Abilio fecham acordo para conselho da BRF
O diretor financeiro e de relações com investidores da BRF, Lorival Nogueira Luz Jr., foi nomeado pelo conselho de administração para acumular o cargo interinamente.
Drummond, que também vai deixar o conselho, assumiu o comando da BRF em dezembro passado, no lugar de Pedro Faria, em meio a uma crise profunda na gigante de alimentos.
O movimento acontece depois que os principais acionistas da BRF, os fundos de pensão Petros e Previ e Tarpon, chegaram a um acordo na semana passada pela indicação de Pedro Parente, presidente-executivo da Petrobras, para chefiar o conselho de administração da companhia.
Se confirmado na presidência do conselho, Parente sucederá o empresário Abilio Diniz, que tem sido criticado pela crise vivida pela empresa. A BRF, que fechou 2017 com prejuízo líquido de R$ 1 bilhão, enfrenta um endividamento elevado e foi citada na operação Carne Fraca, da Polícia Federal.
A disposição inicial de acionistas da companhia era de que o primeiro escalão de executivos fosse mantido após a eleição do novo conselho, dado o entendimento de grandes acionistas de que as mudanças mais necessárias na empresa são de estratégia, de acordo com fontes ouvidas pela Reuters.
O novo conselho será eleito em assembleia na quinta-feira (26).