O Sainsbury’s acertou a compra do Asda, do Walmart, por cerca de £ 7,3 bilhões (US$ 10 bilhões), para criar o maior grupo de supermercados do Reino Unido por valor de mercado, superando o líder Tesco.
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O maior acordo britânico do setor em mais de uma década junta O Sainsbury’s e o terceiro maior varejista de alimentos britânicos, com o objetivo de gerar economias e poder de compra para competir melhor com o crescente mercado de lojas de desconto, com um Tesco maior após a compra do atacadista Booker, e com o aumento das compras online.
O acordo em dinheiro e ações, anunciado hoje (30), também abre uma potencial saída para o Walmart, uma vez que o Asda, comprado pela varejista norte-americana em 1999 por £ 6,7 bilhões, tem enfrentado dificuldades para crescer com lojas de desconto como Aldi e Lidl atraindo seus clientes.
O Sainsbury’s disse que a combinação vai gerar sinergias de pelo menos £ 500 milhões e permitirá que os preços de muitos produtos sejam reduzidos em cerca de 10%.
No entanto, a transação enfrenta dificuldades regulatórias significativas. A Autoridade de Competição de Mercados britânica (CMA, na sigla em inglês) disse que provavelmente vai revisar o acordo.
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Mesmo assim, as ações do Sainsbury’s chegaram a subir 21%, para £ 3,27, o maior patamar desde julho de 2014, e caminham para registrar o maior ganho diário de sua história, enquanto as ações da rival Tesco recuavam.
O Walmart vai receber £ 3 bilhões em dinheiro e uma participação de 42% no negócio combinado, avaliando o Asda em cerca de £ 7,3 bilhões em uma base sem dívida.
Embora o presidente-executivo do Sainsbury’s, Mike Coupe, tenha dito que o acordo é “uma fusão, não uma aquisição”, o Sainsbury’s será o acionista principal.
Coupe, que já trabalhou no Asda, o presidente do conselho de administração do Sainsbury’s, David Tyler, e o vice-presidente de finanças, Kevin O’Byrne, manterão seus cargos na empresa oriunda do acordo. O presidente-executivo do Asda, Roger Burnley, que trabalhou no Sainsbury’s por uma década, vai continuar à frente da unidade Asda, que manterá a marca separada.