A Niantic, que desenvolveu o jogo para celular Pokémon Go, planeja mapear o mundo em 3D (terceira dimensão) com a ajuda de seus usuários, disse o presidente-executivo da companhia, John Hanke, à Reuters, estabelecendo a startup como pioneira em uma área do mapeamento digital.
LEIA MAIS: Conheça os bastidores da criação de Pokémon Go
O que a empresa descreve como um “mapa de realidade aumentada (RA)” é visto como crucial para aplicativos avançados que usam a tecnologia. Mas a maneira eficiente de coletar e processar dados para isso tem sido um problema que Google, Apple e dezenas de startups também estão tentando resolver.
O esforço anteriormente não divulgados da Niantic depende das câmeras dos celulares de seus usuários.
“Queremos que os jogadores construam o tabuleiro do jogo que querem jogar”, disse Hanke, um veterano do mapeamento que trabalhou no Google Earth e no Google Street View. A gigante de buscas incubou e investiu na Niantic.
A indústria de tecnologia tem monitorado de perto a estratégia da startup desde que Pokémon Go tornou populares os recursos de realidade aumentada, permitindo que os usuários coletem criaturas virtuais que brotam na tela de seus celulares conforme eles se movimentam pelas ruas. O jogo já foi baixado mais de 800 milhões de vezes, segundo a Niantic.
Hoje, aplicativos de câmera podem renderizar digitalmente um Pokémon ou um balanço em um parque. Mas, com um mapa de realidade aumentada como base, alguém poderia criar novas estruturas virtuais e outros usuários poderiam visualizar o mesmo desenho.
LEIA MAIS: Pokémon Go fatura US$ 200 milhões em apenas um mês
O mapeamento começará com espaços públicos como parques e praças, disse Hanke, recusando-se a especificar quando isso acontecerá. Ele também não revelou como os mapas de realidade aumentada se encaixariam nos jogos da Niantic, que incluem, ainda, o próximo “Harry Potter: Wizards Unite”.
Os usuários então poderiam competir em um cenário de jogo atualizado, que pode ser compartilhado por jogadores próximos, mantendo um ciclo de dados novos e ajudando a Niantic a superar o dilema que tem atrasado produtores de mapas sem uma aplicação comercial.
Hanke diz que a Niantic permitirá que desenvolvedores terceirizados usem seu mapa de realidade aumentada – iniciativa que os executivos da indústria estimam que pode se tornar parte de um negócio global multibilionário.
O Google Maps anunciou hoje (9) que vai lançar um recurso de realidade aumentada neste ano em algumas cidades. O recurso permitirá comparar imagens ao vivo obtidas pelo celular com o banco de dados de fotos armazenado no Street View. O objetivo declarado é ajudar os usuários a se localizarem quando o sinal do GPS for insuficiente.
Porém, os direitos de privacidade e de proteção de dados podem representar obstáculos, disse Brendan Wallace, sócio-gerente do grupo de investimento Fifth Wall Ventures, que conecta proprietários de imóveis e empresas de tecnologia. O Pokémon Go, por exemplo, criou uma série de processos jurídicos por perturbação pública, disse Wallace.