A Petrobras confirmou seu domínio no pré-sal hoje (07) e bancou lances elevados que garantiram à companhia o status de operadora dos consórcios vencedores em três blocos leiloados, que tiveram a participação também de gigantes globais do setor.
LEIA MAIS: Empresas se preparam para acordo com Petrobras
A Petrobras não figurou originalmente em dois dos consórcios vencedores, com um dos lances pela área de Uirapuru superando 75% de excedente de óleo à União, feito por Exxon Mobil, Equinor (ex-Statoil) e Petrogal.
Mas a estatal passou a integrar o grupo vencedor do bloco de Uirapuru, na Bacia de Santos, após o lance ser revelado, conforme a legislação que garante a preferência de a companhia ser operadora no pré-sal.
O mesmo movimento da Petrobras foi registrado na disputa pelo bloco Três Marias (Bacia de Santos), integrado originalmente por Shell e Chevron.
O consórcio vencedor de Uirapuru ofertou à União 75,49% o de excedente em óleo à União, contra um percentual mínimo de 22,18% exigido pela área, a mais disputada, por quatro consórcios.
O bônus de assinatura de iUrapuru, valor fixo em leilões de pré-sal a ser pago à União, foi R$2,65 bilhões –o maior da rodada realizada no Rio de Janeiro.
LEIA MAIS: Petrobras anuncia recompra de US$ 4 bi em títulos
O consórcio originalmente formado por Shell e Chevron, que ganhou Três Marias e recebeu a Petrobras posteriormente, apresentou lance de 49,95% de excedente em óleo à União, versus um percentual mínimo de 8,32%.
O outro bloco leiloado no quarto leilão sob regime de partilha realizado no Brasil, Dois Irmãos(Bacia de Campos), foi arrematado pelo consórcio formado por Petrobras, Equinor e BP. O consórcio vencedor, único a fazer oferta, ofereceu à União 16,43% de excedente em óleo à União, sem ágio.
Apenas uma área do leilão, chamada Itaimbezinho, não recebeu ofertas.
PRIVADAS
Executivos da Exxon e da Shell no Brasil disseram após o leilão que ficaram satisfeitos os resultados.
A petroleira norte-americana Exxon Mobil está mais fortalecida no Brasil, afirmou a presidente da companhia no país, Carla Lacerda, após o evento.
LEIA MAIS: Petrobras aprova Ivan Monteiro como novo CEO
“Essa parceria de longo prazo com a Petrobras agora no bloco de Uirapuru vai dar continuidade… Estamos muito felizes… em poucos meses a Exxon Mobil passou de dois blocos para 25 blocos”, disse Carla.
Ela ressaltou também a parceria de longo prazo com outras empresas no país