Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Para modernizar lojas, Assaí testa caixa automatizado

Para modernizar lojas, Assaí testa caixa automatizado

Investimento em tecnologia da informação inclui também wi-fi para clientes

Redação, com Reuters
05/07/2018 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

iStock
iStock

Os investimentos em soluções para transformação digital do negócio de atacarejo do Assaí crescem, em média, cerca de 10% a cada ano

O Assaí, bandeira de mais forte crescimento do Grupo Pão de Açúcar (GPA), está investindo em tecnologia para modernizar sua rede de 130 lojas no país, em um esforço que inclui testes de automatização dos caixas para agilizar o pagamento de compras de grandes volumes e reduzir o tempo do cliente nas filas.

LEIA MAIS: Empresas interessadas em conteúdo cercam Endemol, produtora do “Big Brother”

“Trabalhamos com baixo custo e a tecnologia tem um papel importante nisso”, afirmou o diretor de tecnologia da informação do Assaí, André Campos, em entrevista à Reuters.

De acordo com o executivo, os investimentos em soluções para transformação digital do negócio de atacarejo do Assaí crescem, em média, cerca de 10% a cada ano. Em 2017, a bandeira investiu R$ 50,25 milhões em tecnologia da informação, montante que deve ser elevado a aproximadamente R$ 55,3 milhões em 2018.

“Tivemos uma movimentação grande de consumidores finais para esse segmento [de atacarejo]. E eles, assim como nosso público original, que são os pequenos empresários, já convivem com essa transformação digital”, disse Campos.

Entre as iniciativas, está o chamado Fast Pass, ainda em fase piloto. Trata-se de um caixa automatizado instalado na unidade da Jacu Pêssego, na cidade de São Paulo, que entrou em operação na quarta-feira da semana passada (27) para agilizar o processamento de compras de grandes volumes.

“O produto é colocado em uma esteira e passa por um equipamento que lê o código de barras ou reconhece a imagem”, explicou o executivo, sem informar o valor desembolsado no equipamento, que é de origem italiana. Campos, no entanto, revelou que o mesmo permite processar cerca de 70 produtos em 1 minuto, um ritmo cinco vezes mais rápido do que na operação manual.

VEJA TAMBÉM: Dólar tem leve alta frente o real com volume reduzido de negócios

Após passarem pela esteira, os produtos são direcionados à área de separação e empacotamento, enquanto o cliente segue para um guichê de pagamento também automatizado. “Nesse primeiro momento temos alguém acompanhando a operação, uma pessoa para cada ilha de pagamento”, disse o executivo.

Segundo ele, o Fast Pass permitirá ao Assaí reduzir significativamente o tempo de atendimento, diminuindo as filas na loja e garantindo uma experiência de compra mais eficiente a um número maior de consumidores.

Questionado sobre os planos de expandir o caixa automatizado para outras unidades, ele disse que o Assaí ainda está medindo os resultados do piloto antes de levar o projeto adiante. “Temos que refinar a coleta de dados e a forma de pagamento, mas é quase certo que se faça esse lançamento a partir do mês de agosto”, afirmou Campos.

Além do caixa automatizado, o investimento em tecnologia do Assaí inclui oferta de acesso sem fio à internet aos clientes nas lojas desde o término do ano passado. Até o fim desta semana, a conexão terá sido implementada em 65 das 130 lojas da rede e a expectativa é que se atinja a totalidade das lojas até o fim de agosto.

Apesar de permitir a comparação de preços online com concorrentes da bandeira, na avaliação de Campos, manter o cliente conectado durante as compras torna a experiência mais descontraída, favorecendo o acesso das redes sociais e também a interação do consumidor com o aplicativo do Assaí, que deve ganhar novas funcionalidades até o fim deste ano.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Assaí
  • Grupo Pão de Açúcar
  • lojas
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

  • Venda da Skechers Renderá US$ 1,1 Bilhão a Ex-cabeleireiro e Sua Família

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

  • mães kuntuala

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.