O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, vociferou com os engenheiros da linha de montagem da fábrica da companhia na Califórnia e a empresa realocou trabalhadores de outras áreas para ajudar na produção do sedã Model 3, além de decretar que os turnos de fim de semana são obrigatórios.
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A Tesla cancelou todas as paradas na última semana de junho para cumprir meta de fabricar 5 mil Model 3 em uma semana, de acordo com funcionários que conversaram com a Reuters. O sedã é essencial para colocar a Tesla no caminho da lucratividade e provar que a empresa norte-americana de carros elétricos pode dominar a produção em massa.
Mas se a Tesla poderá manter o ritmo – sem precisar pagar horas extras e sem precisar contratar mais funcionários – é uma outra questão que tem pesado sobre os investidores.
Ao conduzir os trabalhos até a empresa alcançar a marca na manhã de domingo (1), Musk ditou o ritmo da linha de produção do Model 3, chamando atenção de seus engenheiros quando a produção desacelerava ou parava devido a problemas nos robôs de montagem, disse um funcionário.
A Tesla construiu uma nova linha de produção em apenas duas semanas em uma enorme tenda fora da fábrica principal, um movimento sem precedentes em uma indústria que leva anos para planejar suas linhas de montagem. A montadora disse que a nova área foi responsável por 20% dos Moldels 3 produzidos na última semana.
“Eles estavam pegando emprestado pessoas de nossa linha o dia todo para cobrir seus intervalos [da linha de produção do Model 3] para que a produção continuasse”, disse um trabalhador da linha de produção do Model S no domingo.
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“Eles colocaram os Model 3 antes dos S para serem pintados para cumprirem a meta de 5 mil”, disse o funcionário. “O departamento de pintura não aguenta o volume.”
Por causa do foco no Model 3, a linha S ficou com uma fila de cerca de 800 carros atrasados para entrar na oficina de pintura, disse o funcionário.
Qualquer interrupção potencial das linhas dos modelos S e X pode também ameaçar a meta da Tesla de montar 100 mil desses veículos em 2018. A Tesla entregou 49.489 desses carros no primeiro semestre deste ano.
A Tesla disse que não houve interrupção na produtividade dos modelos S e X e observou que também fabricou 1.913 unidades desses veículos durante a última semana do trimestre, juntamente com o Model 3. Um porta-voz também disse que os funcionários das linhas S e X se ofereceram para ajudar na produção do Model 3.
A Tesla montou um total de 28.578 unidades do Model 3 no segundo trimestre e 40.989 desde o início da produção do sedã em julho passado, disse a empresa.
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Alguns funcionários estão preocupados de que o ritmo frenético e as longas horas possam esgotar os trabalhadores. Um deles disse que eles foram orientados a continuar trabalhando até que atinjam a meta de produção diária, não quando seus turnos terminem. A Tesla planeja montar 6 mil Models 3 por semana até agosto.
“Eles disseram que a partir de amanhã era para estarmos preparados para trabalharmos até 12 horas”, disse o funcionário da linha do Model S, na segunda-feira (2). “Vai ser basicamente 12 horas a partir de agora e tenho a sensação de que vai ser seis dias por semana.”
E depois de todo o esforço, na manhã de domingo, cerca de cinco horas após o fim do segundo trimestre, o número 5 mil brilhou em uma tela de contagem regressiva instalada na linha de montagem do Model 3.
Para atingir a marca, a Tesla está preparada para “gastar o que for necessário”, afirmou um funcionário da fábrica na Califórnia, citando a nova linha de montagem de baterias que foi despachada da Europa em aviões cargueiros em maio.