A Magazine Luiza quase dobrou o lucro líquido no segundo trimestre para R$ 140,7 milhões após registrar a maior expansão trimestral de vendas em cinco anos, mas alertou que o segundo semestre demanda mais cautela em relação às perspectivas de curto prazo.
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“Poderemos ter um período mais desafiador e, certamente, teremos uma base comparativa de resultados ainda maior do que tivemos na primeira metade do ano”, afirmou a Magazine Luiza no material de divulgação do balanço trimestral tem (6), destacando a recuperação mais lenta da economia, indefinições no cenário político e o aumento da cotação do dólar.
Entre abril e junho, a Magazine Luiza vendeu, considerando todos os canais físico e online, um total de R$ 4,6 bilhões, alta de 43,3% ano a ano, apoiada principalmente na aceleração do crescimento do comércio eletrônico para 66,1%, ante 60,8% no segundo trimestre de 2017.
As vendas mesmas lojas físicas cresceram 27% no segundo trimestre, ante 14% no mesmo período do ano passado. A participação do comércio eletrônico no total vendido passou no período de 28,5 para 33%.
No final de julho, a rival Via Varejo, do grupo GPA, divulgou crescimento de vendas mesmas lojas de 5,8% para o segundo trimestre.
A receita líquida da empresa aumentou 36,9% na mesma base de comparação, para R$ 3,696 bilhões, elevando o faturamento semestral a R$ 7,31 bilhões.
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Enquanto isso, as despesas com vendas cresceram 35,2% no segundo trimestre, para R$ 661,4 milhões, após investimentos em marketing na aquisição de novos clientes, logística e atendimento.
Por outro lado, a Magazine reduziu em 18,1% os gastos financeiros no período, para R$ 112,1 milhões, encerrando o mês de junho com um resultado financeiro líquido negativo de R$ 72,6 milhões, inferior aos R$ 109,2 milhões observados um ano atrás.
Conforme o balanço, a diluição das despesas financeiras em um cenário de juros mais baixos contribuiu para uma alta de 32,5% do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), para R$ 312,4 milhões.
A Magazine Luiza tinha uma posição de caixa líquido de R$ 1,34 bilhão ao fim de junho, ante dívida líquida de R$ 267,6 milhões um ano atrás.
Só no segundo trimestre, a companhia desembolsou R$ 85 milhões para abertura de lojas, reformas e investimentos em tecnologia. A empresa inaugurou 27 lojas lojas entre abril e junho e outras 30 devem ser abertas no terceiro trimestre, de acordo com o balanço.
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As ações da Magazine Luiza acumulam valorização de 72,5% até agora em 2018, superando o desempenho de concorrentes como Via Varejo e B2W.