A empresa chinesa de comércio eletrônico JD.com fechou acordo com a Unilever para transportar produtos como o chá Lipton e o sabonete Lux entre depósitos da China, enquanto a empresa de bens de consumo procura ampliar as vendas em áreas mais remotas do país.
LEIA MAIS: Magazine Luiza ampliará entrega para fora de SP
O acordo é o mais recente movimento de uma empresa de comércio eletrônico para se fortalecer no território de empresas de logística, aproveitando a expertise e as cadeias de fornecimento que construíram para o seu próprio negócio de varejo para oferecer esses serviços a outras companhias.
A JD.com informou em comunicado que a Unilever, que antes trabalhava exclusivamente com empresas de logística, como a DHL, da Deutsche Post, utilizará sua rede para realizar a distribuição de mercadorias na China.
As empresas não deram detalhes financeiros do acordo.
O movimento vem conforme muitas marcas ocidentais estão buscando expandir suas vendas em cidades chinesas, tanto online como offline. A JD.com firmou uma parceria semelhante com a subsidiária de água da francesa Danone em 2017. “A JD nos ajudará a levar nossos produtos mais populares para as comunidades mais difíceis de alcançar na China, com segurança e rapidez”, disse Rohit Jawa, vice-presidente executivo da Unilever para o norte da Ásia, em comunicado.
VEJA TAMBÉM: Via Varejo se alia à plataforma de entregadores autônomos
A JD.com procurou se diferenciar do rival maior Alibaba ao desenvolver sua própria logística, operando mais de 500 depósitos e frotas de veículos, e com a promessa de entregar mais de 90% dos pedidos no mesmo dia ou no dia seguinte.
A Unilever assinou uma parceria estratégica com o Alibaba em 2015, incluindo o uso de dados de sua unidade de marketing online e seus negócios na nuvem, para melhorar sua estratégia de publicidade digital e expandir seus canais de distribuição para consumidores rurais.