Manifestantes pediram que as pessoas queimassem seus tênis Nike e boicotassem a fabricante de artigos esportivos após a empresa escolher o ex-quarterback do San Francisco, Colin Kaepernick, primeiro jogador da NFL a se ajoelhar durante o hino nacional dos Estados Unidos, em protesto contra o racismo, para participar de uma nova campanha publicitária.
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A ação da Nike caiu mais de 2% depois que Kaepernick publicou no Instagram uma foto dele com o logotipo da empresa, o slogan “Just do it” e os dizeres: “Acredite em algo. Mesmo que isso signifique sacrificar tudo”.
Kaepernick será um dos vários rostos de uma campanha que marca o 30º aniversário do slogan “Just Do It” da marca esportiva. Ele é patrocinado pela empresa desde 2011, mas já negociou um novo contrato que inclui um calçado e roupas exclusivos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, tem criticado atletas que se ajoelham durante o hino nacional e disse que adoraria ver os donos da NFL demitirem os jogadores que desrespeitem a bandeira norte-americana.
A Nike é apenas a mais recente marca esportiva a enfrentar pedidos de boicote, que, segundo analistas do setor, podem afastar alguns clientes, enquanto conquistam outros.
Às 16h55 (horário de Brasília), as ações da empresa recuavam 2,5%.