A Comcast venceu a Twenty-First Century Fox, de Rupert Murdoch, na batalha pela Sky, após oferecer aproximadamente 30 bilhões de libras (US$ 39 bilhões) pela emissora britânica, em um raro leilão para decidir o futuro do grupo de televisão paga.
LEIA MAIS: Destino da Sky pode ser decidido por raro leilão
A gigante do cabo norte-americana Comcast ofereceu 17,28 libras por ação para controlar a Sky durante o leilão, vencendo as 15,67 libras oferecidas pela Fox, disse o Painel de Controle, em um comunicado, pouco depois das últimas propostas, hoje (22).
A oferta final da Comcast foi significativamente maior do que a que havia feito antes do leilão, de 14,75 libras, e se compara com o preço de fechamento da ação da Sky ontem (21), em 15,85 libras.
O leilão rápido marca um clímax dramático da batalha de propostas desde fevereiro, quando a gigante Comcast invadiu a operação da Fox em busca do controle da Sky.
É um golpe para Murdoch, de 86 anos, e o grupo de mídia e entretenimento norte-americano que ele controla, que já detém 39% das ações da Sky e tentava assumir o controle total do negócio desde dezembro de 2016.
É também um tropeço para a gigante norte-americana Walt Disney, que chegou a um acordo separado de US$ 71 bilhões para comprar os ativos de cinema e televisão da Fox, incluindo fatia da Sky, em junho, e teria assumido controle total da emissora britânica, se a Fox tivesse sido bem sucedida.