A WPP nomeou hoje (3) o veterano Mark Read como novo presidente-executivo para dirigir a maior empresa de publicidade do mundo em um período de mudanças sem precedentes e após a amarga saída do fundador Martin Sorrell.
LEIA MAIS: Alibaba e Tencent negociam unidade chinesa da WPP
O empresário de 51 anos assume o comando da empresa de US$ 21 bilhões em um momento difícil, depois de uma desaceleração profunda de um ano do mercado, desencadeada pela concorrência de Google e Facebook e pela pressão de clientes para simplificar os negócios e reduzir preços.
Ele também sabe que Sorrell, ainda um grande acionista da WPP e que foi seu mentor, estará observando.
Sorrell escreveu a Read e ao novo vice-presidente de operações, Andrew Scott, ontem (2), para desejar-lhes sucesso, encorajá-los a trabalhar juntos e explicar os desafios à frente sob o seu ponto de vista, disse uma pessoa a par do assunto.
Sorrell, de 73 anos, já criou uma nova empresa, que em julho venceu a WPP na corrida para comprar uma agência digital holandesa.
Read, que se juntou à WPP em 1989, disse que a indústria está passando por “mudanças estruturais, não declínio estrutural” e planeja renovar a WPP combinando o poder de suas agências criativas com tecnologia e análise aprimoradas. “É um desafio que estamos ansiosos para enfrentar”, disse ele à Reuters. “O que diferencia a WPP das outras é seu poder de imaginação, criatividade e ideias, mas precisamos combinar isso com uma compreensão de como a tecnologia está reformulando nossa indústria”, acrescentou.
Read foi visto como principal candidato interno após passar quase nove anos no conselho até 2015. Ele trabalhou em estratégia, retenção de clientes e operações digitais desde que escreveu para Sorrell, pedindo um emprego há quase três décadas. Em abril, ele se tornou vice-presidente de operações.