A gigante de bebidas Ambev registrou um lucro líquido ajustado de R$ 2,907 bilhões no terceiro trimestre, queda de 10,2% em relação ao lucro ajustado de R$ 3,237 bilhões no mesmo período do ano anterior, com a receita líquida crescendo apesar da queda do volume vendido.
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Sem ajustes, o lucro líquido foi de R$ 2,892 bilhões no terceiro trimestre, ante resultado positivo de R$ 136,5 milhões no mesmo período do ano anterior, informou hoje (25) a empresa.
O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado ficou em R$ 4,451 bilhões, ante R$ 4,552 bilhões um ano antes – queda de 2,2% no resultado reportado, mas alta de 9% no resultado orgânico.
De acordo com a empresa, o Ebitda foi negativamente impacto em R$ 573,8 milhões pela adoção de uma norma de contabilidade especial para a Argentina, que passou a ser considerada uma economia altamente inflacionária. A margem Ebitda ficou em 40,2%.
“Ao nos aproximarmos do final do ano, continuaremos a empenhar grandes esforços em nossa estratégia no Brasil e continuamos comprometidos em concluir o ano acelerando o crescimento do Ebitda do ano contra 2017”, afirmou a empresa no documento sobre o balanço.
A receita líquida da Ambev totalizou R$ 11,064 bilhões no terceiro trimestre, o que representa um crescimento orgânico de 5,8% na comparação anual.
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A alta ocorreu apesar da queda de 2,4% do volume vendido, que foi mais do que compensada pelo crescimento de 8,3% na receita líquida por hectolitro (ROLH/HL). A empresa registrou aumento da receita líquida em todas as suas operações.
No Brasil, o volume caiu 3,3%, mas a receita por hectolitro subiu 5,6%, resultando em uma aumento da receita líquida de 2,1%. O Ebitda no Brasil subiu 11,1% no trimestre, para R$ 2,6 bilhões, com margem Ebitda de 42,9%, alta de 3,5%.
O volume de cerveja vendida no Brasil caiu 3,1% no trimestre, com desempenho abaixo do mercado de cerveja, o qual se contraiu aproximadamente 2,5%, de acordo com estimativas da Ambev.
“O mercado consumidor no país se manteve volátil, com baixo crescimento da renda disponível e confiança do consumidor em queda”, disse a Ambev, acrescentando que o aumento dos preços pesou no volume vendido. A receita por hectolitro de cerveja no Brasil subiu 4,6%, resultando no aumento de 1,3% na receita líquida, apesar da queda do volume.
RESULTADO FINANCEIRO
O resultado financeiro da Ambev ficou negativo em R$ 611,1 milhões, ante resultado negativo de R$ 675 milhões no mesmo trimestre de 2017.
A dívida consolidada da empresa somava R$ 4,981 bilhões no fim de setembro, ante R$ 2,55 bilhões no fim de dezembro, com a empresa com uma posição de caixa de R$ 12,2 bilhões.