Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / GPA tem lucro 37% maior no 3º tri e reitera metas

GPA tem lucro 37% maior no 3º tri e reitera metas

Bandeira Assaí é uma das principais responsáveis pelo luro de R$ 138 mi

Redação, com Reuters
26/10/2018 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

Forbes
Forbes

O resultado contribui para a realização das metas traçadas para 2018.

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) teve lucro líquido consolidado de R$ 138 milhões no terceiro trimestre, superando em 37% o montante apurado um ano antes, apoiado em um avanço de dois dígitos nas receitas em meio à contínua firmeza da bandeira Assaí e à melhora nas demais operações da companhia.

VEJA TAMBÉM: GPA vai acelerar abertura de lojas da bandeira Assaí

O resultado, que reitera os números da prévia operacional divulgada em 15 de outubro, contribui para a realização das metas traçadas para 2018, incluindo um crescimento de vendas mesmas lojas em linha com a inflação alimentar no mutivarejo e superior no atacarejo, disse o GPA no balanço.

“Seguimos com o plano de expansão, conversão e renovação de lojas, em busca de um portfólio mais adequado. Nossa execução tem permitido a entrega de resultados sólidos, em linha com a previsão que demos ao mercado”, disse o presidente da empresa, Peter Estermann, no balanço.

O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado somou R$ 670 milhões entre julho e setembro, alta de 24,3% ano a ano, com a margem Ebitda ajustada subindo a 5,5%, de 4,9% um ano antes.

O GPA apurou uma receita líquida total de R$ 12,258 bilhões no terceiro trimestre, um aumento de 12,4% ano a ano.

Só no multivarejo, que compreende as marcas Extra e Pão de Açúcar nos diversos formatos, a empresa faturou R$ 6,393 bilhões, 2,7% mais em relação ao terceiro trimestre de 2017.

E AINDA: GPA tem lucro líquido quase 5 vezes maior no 2º tri

Já no atacarejo, formado pela bandeira Assaí, houve crescimento de 25,2% na mesma base, para R$ 5,865 bilhões, o que de acordo com o balanço se traduziu em “importante ganho de participação de mercado” no período.

No conceito mesmas lojas, excluindo o efeito calendário, as vendas aumentaram 6,1% no multivarejo, e 7,4% no Assaí, cujo cálculo também desconsidera conversões de lojas.

O GPA desembolsou R$ 2,048 bilhões em despesas com vendas, gerais e administrativas entre julho e setembro, alta de 7,5% ante um ano atrás.

O resultado financeiro líquido veio negativo em R$ 135 milhões, uma melhora de 0,3% ano a ano, com aumento de quase 30% nas receitas e redução do custo da dívida, entre outros fatores.

Ao fim de setembro, o GPA carregava uma dívida líquida de R$ 3,971 bilhões, 15,4% superior ao patamar verificado um ano atrás. Contudo, a alavancagem medida pela relação endividamento líquido sobre Ebitda caiu para 1,4 vez, de 1,7 vez em 30 de setembro de 2017.

LEIA MAIS: GPA venderá dois centros de distribuição

A companhia investiu R$ 488 milhões no terceiro trimestre, alta de 9,3% na comparação anual, focando principalmente na expansão do Assaí, nas reformas de lojas Pão de Açúcar e projetos da bandeira Extra Super.

Os investimentos incluíram também obras de conversões de 13 lojas Extra Super para a bandeira Compre Bem, que serão inauguradas no quarto trimestre.

Em 2018, as ações do GPA acumulam alta de pouco mais de 2,5%, enquanto o principal rival Carrefour perdeu quase 2% desde o começo deste ano.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Assaí
  • atacarejo
  • Carrefour
  • companhia
  • Compre Bem
  • gpa
  • Grupo Pão de Açúcar
  • lucro
  • receita
  • trimestre
  • vendas

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Forbes Saúde

    Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

Últimas Notícias

  • Com Agenda Lotada, Papa Leão Dá Continuidade Ao Legado de Francisco

  • Paulo Whitaker/Reuters

    Safra de Laranja 2025/26 de São Paulo e Minas Gerais Deve Crescer 36,2%

  • Novo Papa Buscará “Construir Pontes” com Trump, Diz Cardeal de Nova York

  • Divulgação/Suzano

    Suzano Fecha 1º Trimestre com Resultado Operacional Abaixo do Esperado

  • CSN

    Prejuízo da CSN no 1º Trimestre Sobe para R$ 731,6 Mi

  • Por Que a Geração Z Tem Dificuldade em Encontrar a Felicidade

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.