O Banco Central Europeu (BCE) lançou hoje (30) um novo sistema que visa permitir que bancos realizem pagamentos instantaneamente ao redor da Europa, ajudando-os a competir com o Paypal e outros gigantes da tecnologia.
LEIA MAIS: PayPal tem resultado acima do esperado no 3º tri
Desenvolvido em pouco mais de um ano, o sistema TARGET Instant Payment Settlement (TIPS) vai ajudar pessoas e companhias na Europa a transferirem euros entre si em segundos e independentemente do horário de funcionamento de seu banco local.
Empresas norte-americanas como PayPal, Google, Facebook e Amazon, além das chinesas Alibaba e Tencent, atualmente dominam tais serviços na Europa.
Isso tem preocupado parlamentares nos últimos meses após uma série de ataques cibernéticos à infraestrutura financeira e turbulentos laços diplomáticos e econômicos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Até o momento, no entanto, apenas oito bancos, a maioria de tamanho médio ou pequeno, da Espanha, Alemanha e França se inscreveram no serviço.
“Precisamos abordar as razões para a escassez de grandes players europeus no mercado de pagamentos”, disse o diretor do BCE, Yves Mersch, ao lançar o TIPS em Frascati, na Itália. “Se há uma falta de capacidade de investimento, não devemos nos afastar de alimentar recursos e volumes e criar players maiores.”
Um porta-voz do PayPal disse que a empresa recebe bem o TIPS e pediu por maior colaboração ao redor da indústria de pagamentos.