A Ford Motor anunciou hoje (8) que vai se juntar ao crescente movimento de micromobilidade com a aquisição da Spin, uma empresa de aluguel de patinetes elétricos fundada há dois anos em São Francisco.
LEIA MAIS: Ford vê mercado brasileiro até 12% maior em 2019
A segunda maior montadora dos Estados Unidos, uma das primeiras a entrar no setor, investirá cerca de US$ 200 milhões na Spin, segundo uma fonte a par do assunto.
O preço de aquisição é ofuscado pelos investimentos – e avaliações – da Lime e da Bird, as líderes de mercado dos EUA em um setor que só começou a acelerar há cerca de oito meses.
A Lime, fundada em 2017, recebeu mais de US$ 450 milhões em fundos, com uma avaliação de mais de US$ 4 bilhões. Seus investidores incluem a gigante do compartilhamento de transporte urbano por aplicativo Uber e a Alphabet. Já a Bird, também lançada em 2017, atraiu US$ 400 milhões em investimentos e é avaliada em US$ 2 bilhões.
Em uma entrevista, Marcy Klevorn, presidente da unidade de mobilidade da Ford, disse que a aquisição da Spin “preenche uma lacuna em nosso portfólio de mobilidade”, enquanto fornece transporte acessível nas cidades e nos campi universitários. “Nossa estratégia geral é oferecer aos clientes uma escolha, seja comprar ou alugar [um veículo] ou pagar pelo uso”, disse. “Estamos tentando nos adaptar para aonde o mercado está indo – e os patinetes complementam isso.”
A Spin e seus rivais seguem um modelo de negócios simples. Eles compram patinetes elétricos por entre US$ 100 e US$ 300 cada, de fabricantes como a chinesa Ninebot, e os alugam por um período pequeno ou por curtas distâncias por meio de aplicativos de celular, normalmente a uma taxa fixa inicial de US$ 1, mais US$ 0,15 por minuto.
VEJA TAMBÉM: Ford tem resultado acima do esperado no 3º tri
A Ford planeja expandir a Spin de 32 para mais de 100 cidades na América do Norte, nos próximos 18 meses, de acordo com Sundeep Madra, chefe da incubadora de startups da montadora, a Ford X.