A empresa brasileira de alimentos Minerva assinou memorandos de entendimento com o grupo Alibaba da China e outras cinco companhias no país para fornecer carne bovina congelada por um período de cinco anos, disse um executivo à Reuters ontem (26).
VEJA TAMBÉM: BRF nega negociação com a Minerva
Segundo Iain Mars, diretor-presidente da Athenas Foods, divisão que opera plantas fora da matriz brasileira, a estimativa é de que juntos os acordos rendam cerca de US$ 600 milhões em receita de exportação por ano. O contrato de fornecimento de carne bovina ao Alibaba vale cerca de US$ 100 milhões, e os demais cinco acordos chegam a valores semelhantes cada um.
Em uma apresentação a investidores e analistas no início do dia, Mars disse que a China tem um “apetite insaciável” pela carne bovina da América do Sul. Os principais termos dos contratos, assinados durante uma feira em Xangai no início do mês, não foram divulgados.
A Alibaba, que já havia fechado um acordo semelhante com a JBS, e os outros parceiros chineses serão atendidos pelas fábricas da Minerva no Brasil, Argentina e Uruguai.
A Minerva, que afirma ser o principal exportador sul-americano de carne bovina, responde por 21% das exportações do segmento no continente.