Uma cadeira de rodas motorizada usada por Stephen Hawking foi vendida em um leilão ontem (8) por quase £ 300 mil (US$ 391,7 mil). No mesmo evento, uma dissertação do físico britânico obteve quase o dobro deste valor. O valor arrecadado será doado a uma instituição de caridade.
Famoso por seu trabalho sobre as origens do universo, Hawking morreu em março aos 76 anos, depois de passar a maior parte da vida confinado a uma cadeira de rodas por sofrer de esclerose lateral amiotrófica (ELA).
LEIA MAIS: Conheça as iniciativas milionárias ligadas a Stephen Hawking
Alguns de seus pertences, como ensaios, prêmios, medalhas e uma cópia de seu livro “Uma Breve História do Tempo”, assinada com sua impressão de polegar, foram vendidos pela internet no mesmo dia, assim como cartas e manuscritos de autoria de Isaac Newton, Charles Darwin e Albert Einstein.
A dissertação de 117 páginas “Propriedades dos Universos em Expansão”, de 1965, foi arrematada por £ 584.750, bem mais do que a estimativa de £ 150 mil.
Prêmios e medalhas foram comprados por £ 296.750, tendo sido estimados em £ 15 mil, e uma cadeira de rodas motorizada vermelha saiu por £ 296.750, também tendo sido estimada em £ 15 mil.
A casa de leilões Christie’s realizou o leilão virtual de nove dias batizado de “Nos Ombros de Gigantes” para arrecadar fundos para a Fundação Stephen Hawking e a Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica.
Ela também ofereceu aos fãs do físico, que falava com um sintetizador de voz eletrônico, uma chance de adquirir algumas de suas posses.
VEJA TAMBÉM: Stephen Hawking diz que tecnologia pode acabar com a pobreza, mas pede cautela
“Stephen Hawking era uma grande personalidade mundial. Ele tinha uma habilidade incrível para se conectar com as pessoas”, disse Thomas Venning, chefe do departamento de livros e manuscritos da casa de leilões Christie’s de Londres, à Reuters antes do evento.