A mineradora Vale assinou um acordo com a Hankoe FIP para adquirir por US$ 500 milhões a New Steel, uma empresa que desenvolve tecnologias inovadoras de beneficiamento de minério de ferro. A New Steel, disse a maior produtora global de minério de ferro, possui atualmente patentes de processos de concentração a seco (FDMS, na sigla em inglês) em 56 países. “Essa tecnologia apoiará o desenvolvimento das iniciativas de ‘pellet feed’ de alta qualidade da Vale, incluindo o projeto de ‘pellet feed’ 20 Mtpa do Sistema Sudeste”, disse a mineradora brasileira.
LEIA MAIS: Schvartsman quer renovar contrato de 2 anos com a Vale
A Vale tem focado em vendas de minério de ferro de maior qualidade, apoiada principalmente pelo projeto S11D, no Pará, em meio à forte demanda da China pelo produto menos poluente.
Com uma forte geração de caixa pela venda do seu minério premium, a Vale anunciou na semana passada a compra de fatia majoritária na empresa de mineração Ferrous Resources por cerca de US$ 550 milhões. A Vale tem dito que utilizará parte de seus recursos para aquisições de menor porte.
Segundo a Vale, a expectativa é de que a transação da New Steel seja concluída em 2019, sujeita à satisfação de certas condições precedentes, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).