A gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba divulgou hoje (30) crescimento da receita trimestral, mas a expansão ocorreu no ritmo mais fraco desde 2016, em meio ao impacto da desaceleração da economia da China e pressionada pela guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos.
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Segunda empresa pública mais valiosa da Ásia, atrás da Tencent, o Alibaba divulgou receita de 117,28 bilhões de iuans (US$ 17,47 bilhões), ante 83 bilhões de iuans um ano antes. A expectativa média de analistas previa receita de 118,9 bilhões de iuans, segundo 31 previsões de especialistas consultados pela Refinitiv.
O lucro líquido cresceu 33%, para 30,96 bilhões de iuans, acima do esperado.
A companhia tem, normalmente, maior volume de receita no quarto trimestre por causa do evento “Dia do Solteiro”, em novembro, a principal iniciativa de vendas online do mundo, superando as vendas combinadas da Black Friday e da Cyber Monday nos Estados Unidos.
Em 2018, apesar de o Alibaba ter obtido recorde de US$ 30 bilhões em vendas no Dia do Solteiro, o crescimento anual foi o mais fraco em 10 anos do evento, pressionado pela desaceleração da economia da China e a guerra comercial.
Em teleconferência com investidores, o presidente-executivo, Daniel Zhang, afirmou que a companhia continua otimista, apesar das incertezas, e acrescentou que jovens consumidores estão fomentando as vendas.