Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Lucro da Cielo desaba 31% no 4º tri, por competição

Lucro da Cielo desaba 31% no 4º tri, por competição

Entrada agressiva de rivais como PagSeguro no mercado explicam resultado

Redação, com Reuters
29/01/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Entrada agressiva de rivais como PagSeguro no mercado explicam resultado

A Cielo teve no quarto trimestre nova rodada de forte queda do lucro, acusando os efeitos do aumento do número de concorrentes no mercado de cartões. A maior empresa de meios eletrônicos de pagamentos do país anunciou nesta segunda-feira que teve lucro líquido de R$ 724,1 milhões no período, uma queda de 30,6% ante mesma etapa de 2017. O resultado operacional da companhia medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou R$ 1,09 bilhão entre outubro e dezembro, um declínio de 20,8% no comparativo anual. A margem Ebitda despencou 9,1 pontos percentuais, a 36,3%.

LEIA MAIS: Cielo anuncia celulares que servem como leitoras de cartão

A despeito da gradual melhora da atividade econômica do país, o volume financeiro de pagamentos processados por meio de terminais da Cielo encolheu 1,3% na comparação ano a ano, para R$ 167 bilhões. Consequentemente, a receita líquida da companhia que tem o controle dividido entre Bradesco e Banco do Brasil, caiu 0,8%, a R$ 3,01 bilhões. A empresa atribuiu a queda à “menor receita de aluguel e ao ajuste de preço em face do ambiente competitivo atual”.

Além das receitas cadentes com aluguel de terminais e com as taxas de desconto cobradas de lojistas (MDR), a Cielo também viu seu resultado com antecipação de recebíveis desabar 40,3%, para R$ 312,6 milhões.

Com a entrada agressiva de rivais como PagSeguro e Stone e da pressão sobre as margens, a Cielo iniciou no ano passado uma campanha de venda de terminais de pagamentos com bandeiras de Bradesco e BB, por meio da unidade Stelo, o que a ajudou a reverter uma queda sequencial na base de terminais.

No fim de 2018, incluindo Stelo, o total de terminais ativos da Cielo era de 1,198 milhão de unidades, quase 100 mil a mais em três meses. Porém, o número ainda foi inferior aos 1,244 milhão de equipamentos no final de 2017. Considerando apenas os equipamentos da bandeira Cielo, a queda foi de 270 mil. E, apesar da forte queda nas receitas, as despesas da Cielo no trimestre, de R$ 511,4 milhões, foram 42% superiores do que um ano antes, impulsionadas sobretudo por maiores gastos com marketing.

A empresa, cujas ações caíram 60% na bolsa em 2018, afirmou no relatório de resultados que trabalhará “com preços competitivos” neste ano e sinalizou que não pretende se concentrar na “liderança nos mais variados segmentos de nossa indústria”. O presidente-executivo da Cielo, Paulo Caffarelli, que assumiu a companhia após deixar o comando do BB em outubro, comenta os resultados da companhia com analistas na terça-feira pela manhã.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • balanço financeiro
  • cartão
  • Cielo

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Destaque 1

    Uma Fintech para Simplificar a Vida Empresarial

  • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
    Forbes Money

    Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.