A companhia global do agronegócio Cargill anunciou nesta quinta-feira uma queda de 20% no lucro líquido do segundo trimestre fiscal de 2019, com as tensões comerciais impactando seus resultados em meio a desafios no setor de suínos da China e um problemático negócio leiteiro nos Estados Unidos.
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Três das quatro unidades de negócios da empresa reportaram resultados inferiores aos de igual período do ano anterior.
Embora a demanda permaneça forte nos negócios de carne bovina da empresa na América do Norte, a Cargill disse que os obstáculos políticos e de mercado prejudicam muitas unidades, particularmente suas divisões de proteína e ingredientes alimentícios, ambas áreas de crescimento estratégico.
A instabilidade política na América Central e os desafios de mercado no Sudeste Asiático afetaram seus esforços no segmento avícola, disse a empresa. Enquanto isso, os lucros de seus negócios de amidos e adoçantes caíram à medida que os preços do etanol nos EUA atingiram mínimas históricas e os custos das matérias-primas aumentaram na Europa.
A empresa de capital fechado informou que seu lucro líquido para o trimestre encerrado em 30 de novembro de 2018 foi de US$ 741 milhões, uma queda de 20% em relação aos US$ 924 milhões um ano antes.
As receitas do segundo trimestre da Cargill caíram 4%, para US$ 28 bilhões, elevando o acumulado do ano para US$ 56,7 bilhões. O lucro operacional ajustado trimestral da empresa foi de US$ 853 milhões, uma queda de 10%.