O lucro líquido do Santander subiu 4% no quarto trimestre, apoiado em forte performance da subsidiária brasileira do banco espanhol, que ajudou a minimizar fraqueza de negócios na Espanha. “A América Latina continua sendo um importante motor de crescimento para o grupo, com bom progresso, especialmente no Brasil e no México”, afirmou a presidente do conselho de administração, Ana Patricia Botín, em comunicado nesta quarta-feira. O maior banco da zona do euro em valor de mercado teve lucro líquido de 2,07 bilhões de euros no quarto trimestre.
LEIA MAIS: Santander Brasil quer dobrar fatia em educação
“As principais tendências de receita parecem positivas, mas parcialmente minimizadas por custos maiores”, afirmou a Jefferies em relatório, acrescentando que o lucro líquido trimestral foi 8 por cento acima da expectativa média. O Santander afirmou que a margem financeira foi de 12,02 bilhões de euros no quarto trimestre ante 10,99 bilhões no terceiro.
No Brasil, o Santander teve lucro acima do esperado no quarto trimestre. O lucro líquido recorrente da unidade brasileira do banco espanhol saltou 23,8%, para R$ 3,405 bilhões, superando os R$ 3,197 bilhões esperados por analistas, segundo dados da Refinitiv.
No México, o lucro líquido cresceu 8% no quarto trimestre, para 206 milhões de euros, mas na Espanha o banco teve queda de 18% no resultado, para 432 milhões.