A varejista Lojas Americanas teve queda de 4,2% no lucro líquido consolidado do quarto trimestre, para R$ 272,8 milhões, enquanto a controladora de comércio eletrônico B2W amargou prejuízo de R$ 67,7 milhões, ainda pior que o resultado negativo de R$ 34,9 milhões apurado um ano antes.
LEIA MAIS: Lucro da Lojas Americanas cresce 166% no 3º tri
Já o desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da Lojas Americanas subiu 5,3% entre outubro e dezembro, para R$ 1,06 bilhão, também em termos consolidados.
No caso da B2W, que opera sob as marcas Submarino, Americanas.com, Sou Barato e Shoptime, o Ebitda ajustado saltou 20,7% no quarto trimestre, para R$ 190,1 milhões, já refletindo mudanças em práticas contábeis adotadas a partir de janeiro.
A empresa de e-commerce apurou ainda crescimento de 31,9% no total de vendas online medidas pelo indicador Gross Merchandise Volume (GMV), para R$ 5,08 bilhões, apoiada na rápida expansão do marketplace, cuja participação chegou a 57,1% do GMV total.
Enquanto isso, a receita líquida consolidada da Lojas Americanas somou R$ 5,9 bilhões no quarto trimestre, superando em 9,7% o montante obtido um ano antes. No conceito mesmas lojas, a alta foi de 7,3% na mesma base comparativa.
Ao mesmo tempo, contudo, as despesas com vendas, gerais e administrativas da Lojas Americanas aumentaram 19,5% no último trimestre, para R$ 1,233 bilhão. Só entre outubro e dezembro, a companhia inaugurou 134 novas lojas, atingindo um total de 1.490 pontos físicos espalhados por 595 cidades do país.
VEJA TAMBÉM: Lucro da Lojas Americanas cai 58% no 2º tri
No ano, a Lojas Americanas investiu R$ 949,2 milhões em aberturas de novas lojas, reformas, tecnologia, entre outras operações. Ao fim de dezembro, o grupo apresentava endividamento líquido consolidado de R$ 3,74 bilhões, com alavancagem medida pela relação dívida líquida/Ebitda ajustado de 1,3 vez.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr