O grupo farmacêutico suíço Roche admitiu hoje (26) que vai fechar uma fábrica no Rio de Janeiro, alegando queda na produção.
LEIA MAIS: Roche compra a Spark Therapeutics por US$ 4,3 bi
“Em vista da evolução do portfólio de produtos e dos futuros volumes de produção menores, a Roche tomou a difícil decisão de planejar a eliminação das operações na unidade de fabricação no Rio de Janeiro nos próximos quatro a cinco anos”, afirmou a companhia em e-mail a questionamento da Reuters.
A farmacêutica produz no país os medicamentos Bactrim, Lexotan, Rivotril, Rohypnol e Valium. Esses são produtos de alto volume e baixa complexidade, na contramão de seus planos globais de se concentrar em tratamentos complexos.
Grandes conglomerados farmacêuticos internacionais, incluindo a Roche, têm buscado diversificar suas receitas com a entrada em novos negócios como forma de compensarem a crescente pressão sobre as vendas de seus remédios mais conhecidos, devido ao aumento do mercado de genéricos.
A Roche afirmou ainda que, após o encerramento das atividades, deve vender o complexo industrial sem compromisso de produção. A fábrica tem 440 funcionários próprios e cerca de 200 terceirizados.
A empresa disse, ainda, que continuará operando no Brasil por meio da Farma Brasil – com as unidades em São Paulo e Goiás -, com foco no atendimento às demandas do sistema de saúde.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr