A bolsa paulista encerrou hoje (3) em queda, com o Ibovespa tocando mínimas da sessão durante a tarde. O movimento foi uma reação de cautela de agentes do mercado diante de discussões intensas sobre a reforma da Previdência em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
LEIA MAIS: Ibovespa cai e fecha pouco acima dos 95 mil pontos
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,94%, a 94.491,48 pontos, de acordo com dados preliminares. O volume financeiro somou R$ 13,94 bilhões. Na máxima da sessão, o principal índice de ações da B3 subiu 1,1%. No pior momento, recuou a 94.124,40 pontos.
Para Nicolas Takeo, analista da corretora Socopa, o mercado vinha acompanhando o movimento externo de alta e teve uma reação imediata às tensões durante a aguardada audiência na CCJ, mas a tendência futura ainda é positiva. “Apesar da dificuldade de articulação, a questão econômica falará mais alto e a expectativa é de que, aos poucos, esse jogo vá se definindo melhor”, afirmou.
Já na primeira hora de duração da audiência, Guedes recebeu duras críticas à proposta previdenciária apresentada pelo governo federal e conflito acalorado entre as partes exigiu que o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), interviesse na discussão com os parlamentares membros da Comissão.
No exterior, os principais índices de ações norte-americanas fecharam em alta, impulsionados pelo otimismo em torno das negociações comerciais entre Pequim e Washington.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais: