A bolsa paulista fechou em forte alta hoje (4), impulsionada por perspectivas otimistas sobre o andamento da reforma da Previdência depois que o presidente Jair Bolsonaro se encontrou com líderes de partidos no Planalto na tentativa de integrar uma coalizão governista.
LEIA MAIS: Ibovespa fecha em queda
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,93%, a 96.313,06 pontos. O volume financeiro somou R$ 13,13 bilhões. Na máxima da sessão, o principal índice de ações da B3 subiu 2%. No pior momento, recuou a 94.333,95 pontos.
“É uma combinação de dois fatores, uma releitura da queda do dia anterior e um otimismo com a tentativa de articulação por parte do governo”, afirmou Rafael Bevilacqua, estrategista chefe da consultoria independente de investimentos Levante.
Ontem (3), o índice encerrou em queda de 0,94%, a 94.491,48 pontos, em reação de cautela de agentes do mercado diante de discussões intensas sobre a reforma da Previdência em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Bolsonaro se reuniu com presidentes de partidos nesta quinta-feira e diminuiu a tensão, mas não conseguiu dos líderes partidários a promessa de apoio incondicional à proposta de reforma da Previdência e nem aumentar a base de apoio do governo. “O mercado entende que ainda há muito o que acontecer, mas segue otimista”, acrescentou Bevilacqua.
O Ibovespa também recebeu apoio de um cenário externo mais positivo, na esteira da redução dos temores sobre o crescimento global e de sinais de avanço nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais: