O leilão de frequências 5G da Alemanha, agora em sua 10ª semana, já levantou 6 bilhões de euros em ofertas para os 41 blocos disponíveis. O montante acumulado em um recorde de 405 rodadas excedeu as previsões, enquanto as operadoras se esforçam para garantir espectro suficiente para oferecer serviços que permitem desde operação de fábricas inteligentes a acesso super rápido à internet em residências. A líder de mercado, a Deutsche Telekom, reclamou que o regulador forçou a alta dos preços, oferecendo muito pouco espectro.
LEIA MAIS: TIM inicia testes de rede 5G em Florianópolis com Huawei
A Deutsche Telekom lidera em 13 dos blocos, com a concorrente Vodafone à frente em 12 e a Telefonica Deutschland em oito, de acordo com os resultados do leilão publicados pela Agência Federal de Rede (BNetzA).
A estreante 1&1 Drillisch, uma operadora virtual controlada pela United Internet, lidera em oito blocos, enquanto o bilionário e presidente-executivo, Ralf Dommermuth, persegue seu sonho de criar a quarta operadora da Alemanha.
Drillisch e United Internet anunciaram reduções no pagamento de dividendos para terem recursos para continuarem no leilão.
Dirigentes da indústria dizem que os custos inflacionados do leilão prejudicarão a capacidade do setor em investir os bilhões de euros necessários para a construção das redes 5G, como aconteceu em um caro leilão de espectro na Itália realizado no ano passado.