Microsoft e Sony anunciaram hoje (16) uma parceria estratégica em que a Sony vai usar a infraestrutura de computação em nuvem da Microsoft para streaming de jogos e mídia e as duas empresas vão trabalhar juntas para desenvolvimento de novos sensores de imagem.
LEIA MAIS: Sony sinaliza lucro decepcionante
O acordo está em seus estágios iniciais, com muitos detalhes ainda a serem determinados. Mas os donos de duas grandes franquias de entretenimento interativo – a plataforma Xbox, da Microsoft, e o PlayStation, da Sony – vão colaborar para transmitirem jogos e conteúdo e oferecer novas ferramentas de desenvolvimento aos criadores de jogos.
“Por muitos anos, a Microsoft tem sido uma das principais parceiras de negócios para nós, embora, é claro, as duas empresas também estejam competindo em algumas áreas”, disse o presidente-executivo da Sony, Kenichiro Yoshida, em comunicado. “Acredito que nosso desenvolvimento conjunto de futuras soluções em nuvem contribuirá muito para o avanço do conteúdo interativo.”
O acordo reforça os negócios de computação em nuvem Azure, da Microsoft, que ajudou a impulsionar o valor de mercado da empresa para mais de US$ 1 trilhão no mês passado. Ele também ajuda a Microsoft a enfrentar a líder do mercado de computação em nuvem, a Amazon.
A Sony também é uma importante fornecedora de chips para câmeras para smartphones e outros dispositivos. Sony e Microsoft disseram que desenvolverão novos chips sensores de imagem que usam a tecnologia de inteligência artificial da Microsoft para clientes corporativos. As duas empresas não especificaram como os chips serão usados.
As câmeras inteligentes estão sendo usadas atualmente em aplicações como a detecção de itens defeituosos que saem das linhas de fabricação com maior precisão do que os inspetores humanos.
Sony e Microsoft disseram que vão explorar como usar as ferramentas de inteligência artificial da Microsoft nos produtos de consumo da Sony, “para fornecer experiências de inteligência artificial altamente intuitivas e fáceis de usar”.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais: