As ações da fabricante de chips AMD subiram 7% no início do pregão de hoje (3) depois que a empresa anunciou acordo com a Samsung que amplia a competição da companhia com a Nvidia.
LEIA MAIS: AMD revela terceira geração da CPU Ryzen 9 3900X
A AMD licenciará sua propriedade intelectual (IP) de processamento de gráficos à Samsung para uso em dispositivos móveis, incluindo smartphones. A Samsung pagará taxas e royalties de licença de tecnologia da AMD. As empresas não divulgaram os termos do acordo.
“Esta parceria estratégica estenderá o alcance de nossos processadores gráficos Radeon de alto desempenho para o mercado de telefonia móvel, expandindo significativamente a base de usuários e o ecossistema de desenvolvimento Radeon”, disse Lisa Su, presidente-executiva da AMD.
As placas Radeon competem com os processadores gráficos da Nvidia. A fabricante de chips vendeu sua tecnologia de processadores para dispositivos móveis para a Qualcomm em 2009.
O acordo representa mais uma vitória para a AMD, depois que os chips da companhia foram recentemente escolhidos pela Sony para equipar a próxima geração do console de videogame PlayStation.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais: