Um game online que permite que pessoas usem robôs de Twitter, evidências de imagens e incitem teorias da conspiração tem se mostrado efetivo na criação de consciência sobre notícias mentirosas, segundo pesquisa da Universidade de Cambridge.
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Os resultados do estudo com 15 mil usuários do game “Bad News“, lançado no ano passado pelo laboratório social focado em processo decisório da universidade (CDSMLab), mostraram que é possível treinar o público para melhor perceber propaganda disfarçada de notícia.
“A pesquisa indica que as fake news se espalham mais rápido e profundamente que a verdade, então o combate à desinformação depois do fato é como lutar uma batalha perdida”, disse Sander van der Linden, diretor do CDSMLab.
O estudo, publicado no periódico “Palgrave Communications” hoje (25), mostra que jogar “Bad News” por apenas 15 minutos ajuda os usuários a desenvolverem “anticorpos mentais” contra notícias mentirosas.
Os resultados mostraram que os jogadores ficaram 21% menos propensos de acreditar em fake news do que antes do game.
A equipe traduziu o jogo para nove idiomas, incluindo alemão, sérvio, polonês e grego, em parceria com o ministério de Relações Exteriores da Inglaterra, afirmou o CDSMLab.