Renault e Nissan inauguraram hoje (10) um laboratório conjunto de inovação na cidade israelense de Tel Aviv. A nova operação, que tem parceria com a autoridade de inovação do governo israelense, está focada em sensores para direção autônoma, segurança cibernética e big data.
LEIA MAIS: Fiat Chrysler desiste de oferta de fusão para Renault
A aliança das montadoras está trabalhando em mais de 10 projetos com startups israelenses, incluindo a fornecedora de segurança cibernética Argus, a empresa de energia solar Apollo Power e a fabricante de sistemas de propulsão elétrica IRP Systems.
“Hoje é um bom exemplo do que estamos fazendo juntos”, disse Gaspar Gascon Abellan, vice-presidente executivo de engenharia da aliança, a jornalistas.
O laboratório permitirá que as startups testem suas tecnologias em veículos. Detalhes financeiros não foram divulgados.
“Por meio de colaborações com promissoras startups locais com tecnologia de ponta, pretendemos desenvolver uma variedade de tecnologias-chave que serão essenciais para o futuro da mobilidade”, disse Tsuyoshi Yamaguchi, vice-presidente executivo de engenharia da aliança.
As novas instalações também cooperarão com o fundo de capital de risco da aliança, que planeja investimentos globais de até US$ 1 bilhão em cinco anos. A aliança investiu no fundo Maniv Mobility em Israel, embora não em tenha investido em empresas locaisl ainda.
VEJA TAMBÉM: Renault e FCA obtêm apoio do governo francês para fusão
Christian Noske, diretor de investimentos diretos da Alliance Ventures, disse que o fundo normalmente investe US$ 10 milhões por startup e planeja investir em pelo menos uma empresa israelense neste ano.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais: