A rede de varejo de autopeças Fortbras, controlada pela Advent International, assinou ontem (17) a compra da rival Rondobras na mais recente iniciativa da empresa norte-americana de private equity para construir uma varejista de componentes para veículos na maior economia da América Latina.
O valor do negócio não foi revelado, mas a Advent já investiu R$ 1,2 bilhão em aquisições, centros de distribuição e novas lojas desde que comprou a Fortbras em 2016, seu primeiro negócio no ramo no Brasil.
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Após a incorporação da Rondobras, que tem 54 lojas, a Fortbras terá cerca de 130 pontos de venda, o que fará da empresa a maior varejista de autopeças do Brasil. Apesar disso, a companhia ainda permanecerá pequena frente às 35 mil lojas que existem no setor no país. A receita da Fortbras deve alcançar R$ 2,2 bilhões em 2020 após a compra da Rondobras.
No Brasil, a Advent tem outros investimentos no ramo de varejo, como a rede de supermercados BIG, antiga Walmart Brasil, e a rede de materiais de construção Quero-Quero.
A indústria brasileira de autopeças deve atingir cerca de R$ 28 bilhões em 2020, segundo o sindicato da indústria de autopeças, mas as vendas totais dos varejistas são desconhecidas.
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A Rondobras também expandirá geograficamente os negócios da Advent, já que está localizada na região Norte do Brasil, enquanto a Fortbras está principalmente no Sudeste.
“O varejo de autopeças é um negócio que ficou fora do radar por anos e anos no Brasil”, disse Wilson Rosa, sócio da Advent. “Eu vejo a Fortbras potencialmente atingindo 1.000 lojas.” A Fortbras planeja abrir 18 novas lojas até 2020, e Rosa não descarta mais aquisições.
Revendedores de autopeças listados nos Estados Unidos, como Autozone, O’Reilly Automotive e Genuine Parts, inspiram os planos ambiciosos da Advent.
Em um país com altos e baixos, o ramo de autopeças também oferece uma certa proteção, disse Rosa. Durante crises econômicas, é menos provável que os consumidores adquiram carros novos para focarem na troca de peças de seus veículos.
O negócio foi acertado no mesmo dia em que a fabricante de autopeças Fras-Le, controlada pela Randon, anunciou a compra da rival Nakata Automotiva por R$ 457 milhões, de olho em reforçar sua atuação no segmento de reposição de autopeças.
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