A Iveco, unidade de caminhões da CNH Industrial, lançou hoje (3) seu primeiro veículo elétrico, o Nikola Tre, construído em parceria com a startup norte-americana Nikola Motor.
O caminhão será produzido para o mercado europeu sob um acordo anunciado pelos dois grupos em setembro e deve impulsionar a Iveco, que, como a menor das montadoras tradicionais de caminhões da Europa, compete com Volkswagen, Daimler e Volvo Group.
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“Apenas três meses depois de assinarmos nossa parceria, conseguimos entregar esse protótipo, imagine o que faremos nos próximos três anos”, disse o fundador e presidente-executivo da Nikola, Trevor Milton.
Ele disse que os pedidos para o Nikola Tre já estavam excedendo a capacidade de produção atual. “Estaremos esgotados por muitos anos”, disse ele na apresentação oficial do caminhão.
O caminhão será produzido em versão elétrica e de células de hidrogênio, com um alcance de até 966 quilômetros. Espera-se que as entregas da versão elétrica aos clientes comece em 2021 e do modelo de célula de hidrogênio em 2023.
Segundo o contrato, a CNH assumiu uma participação de US$ 250 milhões na Nikola – composta de US$ 100 milhões em dinheiro e US$ 150 milhões em serviços, fornecendo à empresa norte-americana escala e capacidade de fabricação de suas tecnologias.
O presidente-executivo da CNH, Hubertus Muhlhauser, recusou-se a divulgar nesta terça-feira o impacto financeiro estimado da parceria, mas acrescentou que antes da assinatura do contrato a empresa havia estabelecido uma meta conservadora de crescimento anual médio de 1% nos próximos cinco anos para os negócios de caminhões.
“Agora acreditamos que podemos facilmente atingir essa meta, apesar de ser um mercado volátil e difícil”, disse ele.
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