Jaques Lewkowicz, fundador da renomada agência de publicidade Lew’Lara, faleceu na última sexta-feira, dia 19, em São Paulo. Aos 80 anos, Jaques deixa a esposa Cristina, seus filhos Rodrigo e Juliana, e os netos Samy, Antônia e Duda.
A cerimônia de sepultamento foi realizada hoje (21), às 11h, no Cemitério Israelita do Butantã, localizado na Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, nº 5530, em São Paulo.
Leia também
Luiz Lara, presidente do Cenp-Meios e chairman da Lew’Lara\TBWA, destacou o perfil desbravador de Jaques e sua habilidade em revelar talentos, além de criar um ambiente de trabalho leve e divertido para as equipes. “Deixa um patrimônio afetivo enorme”, afirmou Luiz, acrescentando que “perdemos um gigante”.
Marcia Esteves, CEO da Lew’Lara\TBWA e presidente da Abap, descreveu Jaques como um dos profissionais mais incríveis e queridos da publicidade, salientando sua importância na carreira de muitos outros profissionais. “Ele está na alma da agência”, disse Marcia.
Igor Puga, vice-presidente de marketing da Zamp, enfatizou a generosidade e o cuidado paterno de Jaques, lembrando-o como um parceiro fundamental na fundação da iD Lew’Lara (hoje iD\TBWA). “Foi a pessoa mais generosa e leve com quem já lidei profissionalmente”, declarou Igor.
Com uma carreira de mais de 30 anos na propaganda, Jaques Lewkowicz foi integrante do “Hall da Fama” da Academia Brasileira de Marketing, destacando-se por sua contribuição significativa ao setor.
O falecimento de Jaques gerou inúmeras publicações e homenagens nas redes sociais por membros do mercado publicitário, que recordaram seu legado e expressaram suas condolências à família.
Estagiário aos 69 anos
Entre as agências em que trabalhou estão Delta, Caio, Salles/Interamericana, McCann e Ogilvy, onde ocupou o cargo de vice-presidente de criação.
Em 1988, fundou sua primeira agência, a SLBB. Quatro anos depois, em parceria com Luiz Lara, lançou a Lew’Lara, que mais tarde se uniria ao grupo americano TBWA. Hoje, a empresa está entre as 20 maiores agências do Brasil, conforme o Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp-Meios).
Em 2013, aos 69 anos, decidiu deixar a Lew’Lara e iniciar uma nova fase como estagiário no Google.