O Super Bowl permanece como o evento de esporte mais lucrativo do mundo desde a primeira versão da lista, em 2007. Graças às licenças de transmissão e publicidade, ingressos e o show do intervalo, a final do campeonato de futebol americano gerou cerca de US$ 518 milhões em lucros.
A Copa do Mundo FIFA 2014, que este ano foi disputada no Brasil, aparece apenas em 4º.
O valor comercial de um evento é calculado usando os lucros de mídia, patrocinadores, ingressos e merchandise de cada dia de competição.
Veja a seguir a lista completa dos eventos mais lucrativos de 2014:
-
1º) Super Bowl Valor comercial em 2014: US$ 500 milhões
Valor comercial em 2013: US$ 464 milhões
Um comercial de 30 segundos durante o último Super Bowl chegou a custar US$ 4 milhões, 44% a mais do que em relação ao ano anterior.
-
2º) Jogos olímpicos Valor comercial em 2014: US$ 348 milhões
Valor comercial em 2013: US$ 348 milhões
Nos jogos em Londres, em 2012, os patrocinadores chegaram a pagar US$ 1,1 bilhão para fazerem parte do evento.
-
3º) Jogos Olímpicos de Inverno Valor comercial em 2014: US$ 285 milhões
Valor comercial em 2013: US$ 123 milhões
A NBC vendeu arquivo de propagandas semanas antes do início dos jogos em Sochi, na Rússia.
-
4º) Copa do Mundo FIFA Valor comercial em 2014: US$ 170 milhões
Valor comercial em 2013: US$ 160 milhões
A Copa do Mundo no Brasil gerou o número recorde de US$ 4,2 bilhões em receita e US$ 2,1 bilhões em lucros (destes, US$ 546 milhões serão divididos entre as nações que competiram no evento).
-
Anúncio publicitário -
5º) NCAA Basquete Masculino Valor comercial em 2014: US$ 143 milhões
Valor comercial em 2013: US$ 137 milhões
Cerca de 80.000 lotaram o estádio AT&T em Arlington, no Texas, para ver a final do campeonato universitário de basquete masculino norte-americano.
-
6º) UEFA Champions League Valor comercial em 2014: US$ 139 milhões
Valor comercial em 2013: US$ 117 milhões
O BT Group ganhou o direito exclusivo de transmitir 350 jogos da Champions League no Reino Unido por US$ 392 milhões anuais.
-
7º) MLB World Series Valor comercial em 2014: US$ 113 milhões
Valor comercial em 2013: US$ 135 milhões
Um comercial de 30 segundos durante a final do campeonato norte-americano de beisebol custou US$ 465.000 na última temporada, em 2013.
-
8º) WrestleMania Valor comercial em 2014: US$ 105 milhões
Valor comercial em 2013: desconhecido
WrestleMania 30 teve mais de 1 milhão de telespectadores nos EUA, um recorde para o evento.
-
9º) Daytona 500 Valor comercial em 2014: US$ 100 milhões
Valor comercial em 2013: US$ 98 milhões
Dale Earnhardt Jr foi o vencedor da prova de 2014 da Daytona 500, levando para casa o prêmio de US$ 1,5 milhão.
-
10º) Kentucky Derby Valor comercial em 2014: US$ 99 milhões
Valor comercial em 2013: US$ 97 milhões
A cobertura da 140ª Kentucky Derby pela NBC Sports teve cerca de 15,3 milhões de espectadores este ano, um recorde para o evento
Valor comercial em 2014: US$ 500 milhões
Valor comercial em 2013: US$ 464 milhões
Um comercial de 30 segundos durante o último Super Bowl chegou a custar US$ 4 milhões, 44% a mais do que em relação ao ano anterior.