Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Listas / 8 empresas de internet que mais respeitam os direitos dos usuários

8 empresas de internet que mais respeitam os direitos dos usuários

Google lidera ranking, mas alcançou apenas 65% das pontuações possíveis

Redação
25/11/2015 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

A privacidade no meio digital é um assunto que está cada vez mais em pauta. A sensação de estar sendo rastreado ou vigiado tem aumentado desde denúncias como o Wikileaks ou as declarações de Edward Snowden sobre o governo norte-americano. Mas nem é preciso ir tão longe: ao criar uma conta de e-mail ou em uma rede social, o usuário assina um termo que, geralmente, não lê e nele há diversas especificações sobre as informações que as empresas que fornecem o serviço têm acesso ou não.

RANKING: 15 maiores bilionários de tecnologia no mundo em 2015

Quais empresas mais respeitam estes termos? Este foi o objetivo da organização sem fins Ranking Digital Rights ao lançar o primeiro índice de Responsabilidade Corporativa voltado a companhias de tecnologia. As principais empresas do ramo foram avaliadas segundo os direitos digitais que oferecem a seus usuários.

Para oito companhias de internet selecionadas, o Ranking Digital Rights divulgou que quase metade das empresas atingiu apenas 25% dos pontos possíveis. A maior pontuação geral foi de 65%, obtida pelo Google. De acordo com o projeto, isso mostra um grave déficit de respeito pela liberdade de expressão e privacidade dos usuários. Entre políticas e práticas, 31 critérios utilizados foram acomodados em três diferentes categorias: privacidade (respeito aos dados do usuário), liberdade de expressão (a medida em que instituições divulgam compromissos concretos e esforços quanto a transparência) e compromisso (o quanto as empresas cumprem o que prometeram quanto aos tópicos anteriores).

VEJA TAMBÉM: Como o Facebook pretende ser o único app que você usa no seu celular

O processo de investigação foi aplicado de acordo com as leis locais de cada uma, mas sem que regulamentações e situações políticas fossem consideradas. “O índice avalia as companhias no que fazem ou deixam de fazer, independente dos motivos. Por isso, como se comportam legalmente ou com o meio ambiente, por exemplo, podem interferir na pontuação”, diz a regulamento.

Embora as contagens não necessariamente indiquem fatos concretos, destacam os pontos fortes e fracos entre as companhias mais importantes do ramo. Servirá como ferramenta de pesquisa para investidores, consumidores e empresas, quando a procura de melhores práticas. A instituição de pesquisa explicou: “O índice oferece um roteiro para outros pesquisadores, assim, se amplia a capacidade de aprofundar investigações, testes, monitorias e controles”.

Veja na galeria de fotos as oito empresas de internet que mais respeitam os direitos dos usuários:

  • 1º) Google
 
Pontuação total: 65%
 
Compromisso: 78%
 
Liberdade de expressão: 68%
 
Privacidade: 57%

    1º) Google

    Pontuação total: 65%

    Compromisso: 78%

    Liberdade de expressão: 68%

    Privacidade: 57%

  • 2º) Yahoo
 
Pontuação total: 58%
 
Compromisso: 80%
 
Liberdade de expressão: 53%
 
Privacidade: 52%

    2º) Yahoo

    Pontuação total: 58%

    Compromisso: 80%

    Liberdade de expressão: 53%

    Privacidade: 52%

  • 3º) Microsoft
 
Pontuação total: 56%
 
Compromisso: 82%
 
Liberdade de expressão: 46%
 
Privacidade: 53%

    3º) Microsoft

    Pontuação total: 56%

    Compromisso: 82%

    Liberdade de expressão: 46%

    Privacidade: 53%

  • 4º) Twitter
 
Pontuação total: 50%
 
Compromisso: 35%
 
Liberdade de expressão: 58%
 
Privacidade: 51%

    4º) Twitter

    Pontuação total: 50%

    Compromisso: 35%

    Liberdade de expressão: 58%

    Privacidade: 51%

  • Anúncio publicitário
  • 5º) Kakao
 
Pontuação total: 47%
 
Compromisso: 39%
 
Liberdade de expressão: 59%
 
Privacidade: 42%

    5º) Kakao

    Pontuação total: 47%

    Compromisso: 39%

    Liberdade de expressão: 59%

    Privacidade: 42%

  • 6º) Facebook
 
Pontuação total: 41%
 
Compromisso: 62%
 
Liberdade de expressão: 35%
 
Privacidade: 36%

    6º) Facebook

    Pontuação total: 41%

    Compromisso: 62%

    Liberdade de expressão: 35%

    Privacidade: 36%

  • 7º) Tencent
 
Pontuação total: 16%
 
Compromisso: 8%
 
Liberdade de expressão: 19%
 
Privacidade: 17%

    7º) Tencent

    Pontuação total: 16%

    Compromisso: 8%

    Liberdade de expressão: 19%

    Privacidade: 17%

  • 8º) Mail.Ru
 
Pontuação total: 13%
 
Compromisso: 2%
 
Liberdade de expressão: 23%
 
Privacidade: 11%

    8º) Mail.Ru

    Pontuação total: 13%

    Compromisso: 2%

    Liberdade de expressão: 23%

    Privacidade: 11%

    1º) Google

    Pontuação total: 65%

    Compromisso: 78%

    Liberdade de expressão: 68%

    Privacidade: 57%

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • google
    • Tecnologia

    As mais lidas agora

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • forbes sono hábitos sucesso
      Carreira

      7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

    • Forbes Agro

      Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

    Últimas Notícias

    • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

    • Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

    • Venda da Skechers Renderá US$ 1,1 Bilhão a Ex-cabeleireiro e Sua Família

    • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

    • Foto de raios vistos do espaço

      Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

    • mães kuntuala

      Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.