A privacidade no meio digital é um assunto que está cada vez mais em pauta. A sensação de estar sendo rastreado ou vigiado tem aumentado desde denúncias como o Wikileaks ou as declarações de Edward Snowden sobre o governo norte-americano. Mas nem é preciso ir tão longe: ao criar uma conta de e-mail ou em uma rede social, o usuário assina um termo que, geralmente, não lê e nele há diversas especificações sobre as informações que as empresas que fornecem o serviço têm acesso ou não.
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Quais empresas mais respeitam estes termos? Este foi o objetivo da organização sem fins Ranking Digital Rights ao lançar o primeiro índice de Responsabilidade Corporativa voltado a companhias de tecnologia. As principais empresas do ramo foram avaliadas segundo os direitos digitais que oferecem a seus usuários.
Para oito companhias de internet selecionadas, o Ranking Digital Rights divulgou que quase metade das empresas atingiu apenas 25% dos pontos possíveis. A maior pontuação geral foi de 65%, obtida pelo Google. De acordo com o projeto, isso mostra um grave déficit de respeito pela liberdade de expressão e privacidade dos usuários. Entre políticas e práticas, 31 critérios utilizados foram acomodados em três diferentes categorias: privacidade (respeito aos dados do usuário), liberdade de expressão (a medida em que instituições divulgam compromissos concretos e esforços quanto a transparência) e compromisso (o quanto as empresas cumprem o que prometeram quanto aos tópicos anteriores).
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O processo de investigação foi aplicado de acordo com as leis locais de cada uma, mas sem que regulamentações e situações políticas fossem consideradas. “O índice avalia as companhias no que fazem ou deixam de fazer, independente dos motivos. Por isso, como se comportam legalmente ou com o meio ambiente, por exemplo, podem interferir na pontuação”, diz a regulamento.
Embora as contagens não necessariamente indiquem fatos concretos, destacam os pontos fortes e fracos entre as companhias mais importantes do ramo. Servirá como ferramenta de pesquisa para investidores, consumidores e empresas, quando a procura de melhores práticas. A instituição de pesquisa explicou: “O índice oferece um roteiro para outros pesquisadores, assim, se amplia a capacidade de aprofundar investigações, testes, monitorias e controles”.
Veja na galeria de fotos as oito empresas de internet que mais respeitam os direitos dos usuários:
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1º) Google
Pontuação total: 65%
Compromisso: 78%
Liberdade de expressão: 68%
Privacidade: 57%
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2º) Yahoo
Pontuação total: 58%
Compromisso: 80%
Liberdade de expressão: 53%
Privacidade: 52%
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3º) Microsoft
Pontuação total: 56%
Compromisso: 82%
Liberdade de expressão: 46%
Privacidade: 53%
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4º) Twitter
Pontuação total: 50%
Compromisso: 35%
Liberdade de expressão: 58%
Privacidade: 51%
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5º) Kakao
Pontuação total: 47%
Compromisso: 39%
Liberdade de expressão: 59%
Privacidade: 42%
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6º) Facebook
Pontuação total: 41%
Compromisso: 62%
Liberdade de expressão: 35%
Privacidade: 36%
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7º) Tencent
Pontuação total: 16%
Compromisso: 8%
Liberdade de expressão: 19%
Privacidade: 17%
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8º) Mail.Ru
Pontuação total: 13%
Compromisso: 2%
Liberdade de expressão: 23%
Privacidade: 11%
1º) Google
Pontuação total: 65%
Compromisso: 78%
Liberdade de expressão: 68%
Privacidade: 57%