Pelo quarto ano consecutivo, a Virgin America é a melhor companhia aérea dos Estados Unidos, de acordo com o Airline Quality Ranking.
A edição anual da pesquisa foi compilada por Brent D. Bowen, da Universidade de Aeronáutica Embry-Riddle, e por Dean E. Headly, da Univesidade de Wichita. O ranking é baseado em quatro categorias – atrasos, impedimentos na hora do embarque, extravio de bagagem e reclamações de clientes – e conta com as 13 melhores companhias aéreas norte-americanas.
LEIA MAIS: Para especialista, prejuízo a passageiros é inevitável para salvar Gol
A JetBlue, companhia aérea do brasileiro radicado nos Estados Unidos, David Neelam, ficou em segundo lugar. No entanto, ainda essa semana, perdeu um gigantesco negócio para a Alaska Airlines, quinta colocada: a compra da Virgin America por US$ 2,6 bilhões.
A maioria das companhias aéreas conseguiu diminuir o número de atrasos durante o ano de 2015, os voos pontuais foram de 76,2% em 2014 para 79,9% no último ano. A Hawaiian Airlines alcançou, pelo segundo ano consecutivo, a melhor marca de voos no horário, com apenas 11% de atraso.
Companhia menores, como a Envoy, tiveram maior números de cancelamentos e de atrasos por não terem a estrutura das gigantes norte-americanas. Pequenas variações de clima, por exemplo, já atrapalham o desempenho dessas aeronaves.
O número de impedimentos de embarque devido a situações como overbooking teve um queda considerável. Em 2014, foram 0,92 bilhetes vendidos a mais a cada 10 mil assentos. No ano seguinte, foram 0,74.
E AINDA: 10 aeroportos mais movimentados do mundo
Melhorias também aconteceram em relação aos casos de extravio de bagagem. Em 2014, foram 3,62 malas perdidas a cada mil. Em 2015, foram 3,24.
A única piora no ranking foi o número de reclamações de clientes. De 2014 para 2015, o aumento foi de 38%.
Mesmo com a fusão entre a Alaska Airlines e a Virgin America, há uma grande chance de a performance das companhias aéreas melhorar durante o ano de 2016. Para saber em quais companhias apostar, acompanhe as 13 melhores de 2015 na galeria:
-
1: Virgin America
Chegadas no horário: 79,9%
Embarque negados: 0,12/10.000
Bagagens extraviadas: 0,84/1.000
Reclamações: 1,66/100.000 -
2: Jet Blue
Chegadas no horário: 76%
Embarque negados: 0,02/10.000
Bagagens extraviadas: 1,81/1.000
Reclamações: 0,86/100.000 -
3: Delta
Chegadas no horário: 85,9%
Embarque negados: 0,16/10.000
Bagagens extraviadas: 2,08/1.000
Reclamações: 0,74/100.000 -
4: Hawaiian Airlines
Chegadas no horário: 88,4%
Embarque negados: 0,03/10.000
Bagagens extraviadas: 2,65/10.000
Reclamações:1,06/100.000 -
Anúncio publicitário -
5: Alaska Airlines
Chegadas no horário: 86,4%
Embarque negados: 0,33/10.000
Bagagens extraviadas: 3,36/1.000
Reclamações: 0,5/100.000 -
6: Southwest Airlines
Chegadas no horário: 79,7%
Embarque negados: 1,08/10.000
Bagagens extraviadas: 3,31/1.000
Reclamações: 0,52/100.000 -
7: SkyWest Airlines
Chegadas no horário: 79,7%
Embarque negados: 1,78/10.000
Bagagens extraviadas: 4,05/1.000
Reclamações: 0,65/100.000 -
8: United Airlines
Chegadas no horário: 78,2%
Embarque negados: 0,77/10.000
Bagagens extraviadas: 3,21/1.000
Reclamações: 2,85/100.000 -
9: ExpressJet
Chegadas no horário: 77,9%
Embarque negados: 1,86/10.000
Bagagens extraviadas: 5,06/1.000
Reclamações: 0,62/100.000 -
10: American Airlines
Chegadas no horário: 80,3%
Embarque negados: 0,77/10.000
Bagagens extraviadas: 3,98/1.000
Reclamações: 3,36/100.000
11: Frontier Airlines -
11: Frontier Airlines
Chegadas no horário: 73.2%
Embarque negados: 1,0/10.000
Bagagens extraviadas: 3,08/1.000
Reclamações: 7,86/100.000 -
12: Envoy Air
Chegadas no horário: 74.1%
Embarque negados: 2,35/10.000
Bagagens extraviadas: 9,02/1.000
Reclamações: 1,59/100.000 -
13: Spirit Airlines
Chegadas no horário: 69.0%
Embarque negados: 0,31/10.000
Bagagens extraviadas: 2,57/1.000
Reclamações: 11,73/100.000
1: Virgin America
Chegadas no horário: 79,9%
Embarque negados: 0,12/10.000
Bagagens extraviadas: 0,84/1.000
Reclamações: 1,66/100.000