Desde 2003, a agência Working Mother Media faz um estudo das companhias norte-americanas que mais contratam mulheres negras. Este ano, a pesquisa contemplou 200 empresas que, juntas, deram 500 empregos para essas mulheres.
A melhor notícia é que elas ocupam agora 17% dos 50 cargos que mais ganham nessas companhias. Um aumento bom, ainda que não perfeito, quando se comparado aos 4% do último ano. De acordo com a responsável pela pesquisa, Subha Barry, esses dados são muito importantes: “Acredito que há um comprometimento dessas empresas em incentivar a diversidade no espaço de trabalho.”
VEJA MAIS: 20 mulheres CEOs das 500 maiores empresas dos EUA
De acordo com o estudo, 96% dessas empresas encarregaram uma pessoa ou até mesmo um time para promover a inclusão. Dentre elas, a IBM, P&G e Verizon são algumas das que se destacam pelos esforços em colocar mulheres negras em cargos bons.
Mas nem todos os resultados deste ano são otimistas. O número dessas mulheres em cargos de liderança, por exemplo, ficou estagnado em 14% das gerências e 4% das diretorias.
E AINDA: Estudo mostra que mulheres crescem no mercado dos EUA
Subha disse que, para amenizar a situação, muitos estão cumprindo a promessa de igualar os pagamentos entre os gêneros. “Ainda não é o suficiente, mas já é um bom começo.”
Ela ainda ressalta que as mulheres negras precisam não somente cruzar a barreira do gênero, como também uma barreira racial para terem apoio dos grandes líderes das companhias, em sua maioria, homens brancos. “Elas não recebem a mesma atenção que mulheres brancas e homens negros, por exemplo, e acabam ficando para trás.”
NEGÓCIOS: Fundação Gates doa US$ 80 mi para pesquisa sobre desigualdade de gênero
Veja na galeria de fotos abaixo as 25 empresas que mais contratam mulheres negras:
-
1º) Horizon Blue Cross Blue Shield of New Jersey
Mulheres negras compõem 40% do total de funcionários da empresa.
-
2º) IBM
A empresa dispõe de workshops e cursos de graça para mulheres negras que queiram atuar na área de tecnologia da informação.
-
3º) Procter & Gamble
A P&G organizou um programa global de liderança em que mulheres negras que trabalham na empresa dão conselhos para jovens que acabaram de ingressar no mercado.
-
4º) Prudential Financial
A Prudential emprega 120 mulheres negras em áreas de gerência, incluindo a diretoria da companhia.
-
Anúncio publicitário -
5º) Verizon
A Verizon emprega 29 mil mulheres negras. Com um programa para afro-americanas, asiáticas e hispânicas, a companhia oferece cursos para promover a diversidade de empresas.
-
6º) Accenture
A Accenture tem vários programas de liderança voltados ao multiculturalismo. Pelo menos 95% dos funcionários receberam algum tipo de treinamento na área.
-
7º) ADP
No último ano, a companhia declarou que 36% do total de funcionários era composto por mulheres negras.
-
8º) Allstate
Membros da Allstate frequentemente participam de workshops sobre diversidade étnica e cultural.
-
9º) American Express
A companhia fez em 2012 um estudo mostrando que negros tendem a ter empréstimos mais facilmente rejeitados do que brancos.
-
10º) Bon Secours Health System
O quadro de funcionários da empresa é diversificado e os dados do sistema vêm em várias línguas.
-
11º) CA Technologies
A CA costuma fazer parcerias com instituições de comunidades e ONGs que fornecem apoio à luta pela igualdade salarial das mulheres.
-
12º) Cisco
A Cisco tem 10 grupos de pesquisa que promovem sessão de coaching para mulheres negras.
-
13º) Citi
De todos os funcionários com melhores salários, 30% são mulheres e um terço delas são negras. Trinta delas trabalham como embaixadoras promovendo atividades de desenvolvimento da carreira das mulheres em regiões espalhadas pelo mundo inteiro.
-
14º) Colgate-Palmolive
Espalhados pelo mundo inteiro, 10 grupos de estudo promovem ações de diversidade cultural.
-
15º) Deloitte
Há mais de 20 anos, a Deloitte lançou iniciativas para desenvolver e manter funcionárias negras na empresa. Hoje, 66% da companhia é formada por essas mulheres.
-
16º) General Mills
Duas vezes por ano, o conselho da empresa senta para discutir políticas que promovam a diversidade cultural entre os funcionários. Em 2015, somente 10% da companhia era formada por mulheres, ainda que elas tenham ganho 50% de todas as promoções para gerência e diretoria.
-
17º) General Motors
A GM lançou um programa de liderança para mulheres no ano passado.
-
18º) J.P. Morgan Chase
O banco promove organizações que lutam pelos direitos das mulheres negras e tem aumentado as iniciativas de colocá-las em cargos de liderança.
-
19º) KPMG
A empresa tem um setor específico que promove a diversidade cultural e racial.
-
20º) Morgan Stanley
O banco tem um programa de patrocínio de talentos femininos, que banca cursos e extensões.
-
21º) New York Life Insurance
A empresa promove um programa de treinamento para mulheres e pessoas de baixa renda.
-
22º) PwC
A empresa encoraja seus líderes a contratarem pessoas de diversas origens. Em 2015, 21% dos funcionários eram negros.
-
23º) Sodexo
A empresa contrata funcionários de diferentes raças e origens para formar uma rede multicultural.
-
24º) State Farm
Mulheres negras representam 20% da empresa e muitas são monitoradas com exclusividade pelos diretores da companhia.
-
25º) Walmart
Em 2015, 32% do quadro de funcionário era formado por mulheres. No começo de cada ano, no escritório principal da rede de supermercados, a empresa anuncia um grupo diferente para avaliar o trabalho dos outros.
1º) Horizon Blue Cross Blue Shield of New Jersey
Mulheres negras compõem 40% do total de funcionários da empresa.