Começar um novo negócio na Nova Zelândia dura em torno de 1 dia. Já na Venezuela, esse processo demora 230 dias. Essa diferença ajuda a explicar por que o Banco Mundial classificou a Nova Zelândia como o lugar mais fácil do mundo para fazer ou abrir um negócio, e deixou a Venezuela na posição 187º de 190 economias analisadas.
O relatório Doing Business deste ano, que mede, analisa e compara as regulamentações aplicáveis às empresas e o seu cumprimento em 190 economias, revelou que a Nova Zelândia alcançou o topo do ranking entre os melhores países para abrir e construir seu negócio. Ela ultrapassou Cingapura, que manteve o primeiro lugar durante a última década.
VEJA MAIS: 10 melhores cidades do mundo para curtir a pé
A Nova Zelândia obteve a maior pontuação do mundo em 5 dos 10 indicadores que o Banco Mundial analisa, como começar um negócio, lidar com permissões de construções, registrar propriedades e obtenção de crédito.
Os Estados Unidos desceram uma colocação na lista, passando do sétimo lugar para o oitavo. Ele obteve uma grande pontuação nos indicadores relacionados à obtenção de crédito e conseguir lidar com empresas insolventes, ou seja, companhias que não cumprem obrigações como pagamentos, mas obteve pontos baixos em conseguir abrir um negócio, estando, em 51º nesse indicador.
LEIA TAMBÉM: Região metropolitana de Nova York tem PIB maior que Rússia e Canadá
Os três países que mais melhoraram o ambiente de negócios através de reformas foram Brunei, Cazaquistão e Quênia, segundo o relatório. A pior economia do mundo é a da Somália, que não foi incluída no ranking de 2015. Já o Brasil ocupa a 123ª posição no ranking.
Confira na galeria de fotos os 10 países em que é mais fácil fazer negócio:
-
10º) Macedônia
-
9º) Suécia
-
8º) Estados Unidos
-
7º) Reino Unido
-
Anúncio publicitário -
6º) Noruega
-
5º) Coreia do Sul
-
4º) Hong Kong
-
3º) Dinamarca
-
2º) Cingapura
-
1º) Nova Zelândia
10º) Macedônia