Nos últimos anos, a utilização de elementos de games em um ambiente corporativo é cada vez mais frequente no treinamento de funcionários, a partir de uma técnica denominada gamificação.
LEIA MAIS: Quanto custa estudar em algumas das escolas mais caras do Brasil
“Gamificação é a aplicação da mecânica e do pensamento de games em um ambiente diferente, como o mundo corporativo”, explica Karl Kapp, especializado em gamificação aplicada em educação e aprendizagem e professor na Bloomsburg University of Pennsylvania. Kapp esteve no Brasil em novembro, quando conversou com FORBES Brasil durante o Espresso3 Summit Gamification, realizado em São Paulo.
Um dos objetivos da gamificação nas companhias é o treinamento dos funcionários de acordo com a sua função, ao demonstrar como executar melhor as tarefas e aumentar o engajamento. “O foco é ajudar as empresas a transferir a aprendizagem para a prática” explica Flora Alves, sócia-fundadora da consultoria SG, especializada em aprendizagem corporativa. A especialista também aponta que a técnica pode ser empregada em qualquer setor e sem restrição de faixa etária e nível de escolaridade.
Com a alta complexidade dos negócios, o nível de informação e conhecimento exigido aos funcionários é elevado. Desta forma, a gamificação pode desenvolver habilidades relacionadas à estratégia e alocação de recursos, o que contribui para um aumento da eficiência. “Em uma empresa de call center, houve uma redução de 55% na segunda chamada do consumidor após o treinamento com gamificação”, afirma Kapp, sobre um estudo de caso em que participou.
Veja, na galeria de fotos a seguir, 4 dicas do professor Kapp sobre como utilizar a gamificação para alavancar o resultado de uma empresa:
-
iStock 1. Certifique-se de que a gamificação será usada para uma atividade específica da empresa
O professor Kapp afirma que a gamificação pode dar a impressão de diversão, de entretenimento, e sim de que está a serviço de um problema específico do negócio.
-
iStock 2. Assegure-se de que a ferramenta será aplicada
As técnicas de aprendizagem a partir de elementos de games devem ser aplicadas pelos funcionários nas tarefas do trabalho.
-
iStock 3. Faça parceria com organizações que já realizaram projetos de gamificação
Na avaliação de Kapp, essa é uma forma de compartilhar experiência e conhecimento sobre o que é pretendido aplicar com essa técnica de aprendizagem. -
4. Monitore para que os funcionários façam o que eles devem fazer
É importante se certificar de que os funcionários não violem as regras do jogo e peguem os resultados de que precisam sem passar pela gamificação.
1. Certifique-se de que a gamificação será usada para uma atividade específica da empresa
O professor Kapp afirma que a gamificação pode dar a impressão de diversão, de entretenimento, e sim de que está a serviço de um problema específico do negócio.