Os Estados Unidos têm uma população carcerária de, aproximadamente, 2,2 milhões de pessoas, segundo o Bureau of Justice Statistics, o que corresponde a 481 presidiários a cada 100 mil habitantes. Assim, não surpreende que a superlotação tenha se tornado um problema sério em muitas prisões do país, com 18 estados tendo reportado operar acima de suas capacidades no fim de 2014.
VEJA TAMBÉM: 10 organizações terroristas mais ricas do mundo
Segundo dados da base de dados World Prison Brief, o sistema prisional dos Estados Unidos é, na verdade, o 113º mais sobrecarregado do mundo atualmente, com o nível de ocupação nacional em 103,9%. O Brasil, por sua vez, ocupa a 41ª posição da lista, com nível de ocupação correspondente a 162,9% da capacidade oficial das instituições.
Qualquer um que tenha a infelicidade de ser preso no Haiti, no entanto, se encontrará em uma situação muito pior. A nação caribenha tem o sistema prisional mais superlotado do que qualquer outro país do mundo, com suas instituições operando em 454% da capacidade. Um nível tão severo de superlotação resultou em má nutrição e no contágio de doenças nas unidades correcionais, onde entre 80 e 100 homens ocupam uma cela ao mesmo tempo, muitos deles nem ainda condenados. A ONU criticou a situação, dizendo que os prisioneiros no Haiti estão sujeitos a “violações diárias” de seus direitos fundamentais.
As condições nas Filipinas não são muito melhores, e as coisas se deterioraram muito desde que o presidente Rodrigo Duterte lançou sua campanha de guerra às drogas. Milhares de pessoas foram jogadas na cadeia e as prisões do país estão operando em 436% da capacidade. Um exemplo é a Quezon Jail: construída para receber 262 prisioneiros, a instituição agora acomoda mais de 3 mil, segundo uma reportagem da “ABC News”. El Salvador tem o terceiro sistema prisional mais superlotado do mundo, com sua capacidade esticada para 348%.
Veja, na galeria de fotos, os 10 sistemas prisionais mais superlotados do mundo:
-
iStock 10º) Benim
Nível de ocupação carcerária: 240% -
iStock 9º) Comores
Nível de ocupação carcerária: 246,7% -
iStock 8º) Bolívia
Nível de ocupação carcerária: 253,9% -
iStock 7º) Sudão
Nível de ocupação carcerária: 255,3% -
Anúncio publicitário -
iStock 6º) Uganda
Nível de ocupação carcerária: 293,2% -
iStock 5º) Guatemala
Nível de ocupação carcerária: 296,2% -
iStock 4º) Zâmbia
Nível de ocupação carcerária: 303% -
iStock 3º) El Salvador
Nível de ocupação carcerária: 348,2% -
iStock 2º) Filipinas
Nível de ocupação carcerária: 436% -
iStock 1º) Haiti
Nível de ocupação carcerária: 454,4%
10º) Benim
Nível de ocupação carcerária: 240%
Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).