
O relatório do HEI mostra que mais de um terço da população global está exposta à poluição e que os níveis de partículas finas podem exceder 20 vezes as diretrizes de qualidade do ar
Segundo o relatório anual State of the Global Air Report, publicado na última terça-feira (17) pelo Health Effects Institute (HEI), 95% da população do planeta respira um ar poluído. A exposição à poluição do ar por um longo período contribuiu para a morte de 6 milhões de pessoas em 2016, com casos registrados de derrames, doenças pulmonares e ataques cardíacos. Depois do cigarro, pressão alta e má nutrição, a poluição atmosférica é a quarta principal causa de mortes nos países em desenvolvimento.
LEIA MAIS: Poluição mata três vezes mais do que AIDS, tuberculose e malária juntas
Apesar de Índia e China terem os maiores índices de morte por poluição, com 1,61 e 1,58 milhão, respectivamente, as estatísticas mostram um cenário diferente quando se considera uma padronização de idade para os óbitos a cada cem mil habitantes. Neste recorte, em 2016, o Afeganistão teve muito mais mortes que a Índia. De fato, é muito mais provável que o ar poluído prejudique os afegãos do que ataques militares. Em Cabul, capital do país, madeira e plástico são queimados em geradores, que emitem uma fumaça que se mistura às emissões de gases da grande quantidade de carros no trânsito.
A situação nas áreas rurais não é muito melhor, pois a população queima combustíveis sólidos para cozinha e sistemas de aquecimento. E o problema não ocorre só no Afeganistão. Embora a imagem estereotipada da poluição atmosférica envolva chaminés, arranha-céus envoltos de fumaça e congestionamentos ruidosos nas megacidades da Índia e da China, boa parte da causa do problema vem de simples fogões e geradores no interior.
O relatório do HEI mostra que mais de um terço da população global está exposta à poluição e que os níveis de partículas finas podem exceder 20 vezes as diretrizes de qualidade do ar. Os países desenvolvidos tiveram sucesso na redução de emissões e níveis de poluição do ar, enquanto os países mais pobres ficaram para trás. A situação não é totalmente irreversível, com a China, em particular, introduzindo medidas de controle mais duras nos últimos anos.
Veja, na galeria de fotos a seguir, os países com mais e menos mortes por poluição a cada cem mil habitantes:
- iStock
Países com mais mortes:
10) Nigéria – 150
- iStock
9) Índia – 195
- iStock
8) Bangladesh – 199
- iStock
7) Paquistão – 207
- Anúncio publicitário
- iStock
6) Coréia do Norte – 249
- iStock
5) Chade – 252
- iStock
4) Níger – 267
- iStock
3) República Centro-Africana – 320
- iStock
2) Papua-Nova Guiné – 322
- iStock
1) Afeganistão – 406
- iStock
Países com menos mortes:
23) Brasil – 34
- iStock
10) Irlanda – 18
- iStock
8) Suíça – 14 (empate)
- iStock
8) Espanha – 14 (empate)
- iStock
7) França – 13 (empate)
- iStock
5) Noruega – 13 (empate)
- iStock
5) Japão – 13 (empate)
- iStock
4) Finlândia – 10
- iStock
3) Canadá – 12
- iStock
1) Austrália – 8 (empate)
1) Suécia – 8 (empate)
Países com mais mortes:
10) Nigéria – 150