O futebol com certeza é o esporte mais amado do planeta. Embora seja particularmente popular na Europa e na América Latina, tem seguidores em todos os cantos, com bilhões de pessoas prontas para viajar e assistir a grandes eventos como a Copa do Mundo, que está prestes a começar na Rússia, em 14 de junho.
LEIA MAIS: 10 transferências mais caras da história do futebol
Não é uma surpresa que a busca pelos maiores talentos do futebol tenha se transformado em uma caçada internacional de “ovos de ouro”, com clubes e agentes em busca de encontrar o próximo Neymar antes dos outros e milhões de jogadores com o sonho de ficar rico com a bola. A ambição de chegar ao topo, muitas vezes, envolve a mudança para o exterior, pois as ligas europeias oferecem as melhores oportunidades tanto em termos de salários quanto de reconhecimento internacional.
Segundo um recente estudo realizado pelo CIES Football Observatory, 24,9% de todos os jogadores de nível profissional adulto em toda a Europa são expatriados. O Brasil é o maior exportador de atletas: mais de 1.200 brasileiros jogam fora de seu país de origem. Não é novidade que Portugal é o principal destino para os atletas, pois permite que eles se mudem de continente sem ter de lidar com a barreira do idioma como um desafio adicional.
Veja, na galeria de fotos a seguir, os 10 países que mais exportam jogadores de futebol:
-
Getty Images 10) Uruguai – 324
-
Getty Images 9) Colômbia – 327
-
Getty Images 7) Alemanha – 346 (empate)
-
Getty Images 7) Croácia – 346 (empate)
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 6) Espanha – 361
-
Getty Images 5) Inglaterra – 413
-
Getty Images 4) Sérvia – 465
-
Getty Images 3) Argentina – 760
-
Getty Images 2) França – 821
-
Getty Images 1) Brasil – 1.236
10) Uruguai – 324