Existem quase 7,5 bilhões de pessoas no planeta, mas as ações de poucos homens e mulheres é que fazem o mundo girar. O ranking anual das pessoas mais poderosas do mundo, da FORBES, considera centenas de candidatos, que são avaliados em quatro áreas principais: sobre quantas pessoas eles têm poder; quanto dinheiro controlam; se o seu poder abrange uma variedade de regiões, setores da economia ou aspectos da vida; e em que medida usam ativamente o poder que detêm. Um time de editores da FORBES, então, vota em quem entra na lista final, que reúne 75 nomes: um para cada 100 milhões de pessoas.
LEIA MAIS: Conheça as 40 mulheres mais poderosas do Brasil
A lista deste ano destaca a consolidação do poder nas mãos de uma pequena elite. Xi Jinping, secretário-geral do Partido Comunista da China, ocupa o 1º lugar pela primeira vez depois de o Congresso da China ter alterado a Constituição do país em março último, o que expandiu sua influência e eliminou o limite de mandatos. Ele desfruta de um culto à sua personalidade que não era visto desde Mao Tsé-Tung.
A eleição de Xi ao posto de pessoa mais poderosa do mundo desbanca o presidente russo, Vladimir Putin (2º), que ocupou o primeiro lugar por quatro anos consecutivos. Ele governa a Rússia desde maio de 2000 e foi reeleito neste ano para um quarto mandato, com quase 77% dos votos, maior margem de vitória para qualquer postulante ao cargo desde a queda da União Soviética.
Após um ano no governo, o presidente dos EUA, Donald Trump, caiu para o 3º lugar. Trump tem tido sucesso limitado, mesmo que o Congresso seja controlado por seu próprio partido. Ele também está sob investigação e não consegue se livrar de escândalos em sua vida pessoal e nos negócios. Ainda assim, comanda a maior economia e o maior poder militar do mundo.
A quarta pessoa mais poderosa do mundo é também a mulher mais poderosa: Angela Merkel, chanceler da Alemanha. Na prática, líder da Europa, Merkel venceu uma eleição difícil em 2017 e criou uma “grande coalizão” com parceiros políticos. Ela terá de segurar firme o leme da União Europeia, pois a instituição enfrenta tempestades como a saída do Reino Unido e o crescente sentimento anti-imigração na Europa.
LEIA: Cresce número de bilionários no mundo, mas ainda há poucas mulheres
Há 17 novos nomes na lista deste ano, incluindo Mohammed Bin Salman Al Saud (8º), o príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Seu pai permanece como rei, mas ele tem consolidado um poder além de qualquer dúvida e tomado controle do país. Em novembro de 2017, lançou uma “campanha anticorrupção” que fez com que muitos sauditas importantes fossem presos e forçados a devolver suas fortunas. O príncipe herdeiro será o ponto de apoio ao redor do qual a geopolítica do Oriente Médio girará no futuro. Outros novos membros são Jerome H. Powell (11º), presidente do Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos; Darren woods (34º), CEO da Exxon Mobil; Moon Jae-in (54º), presidente da Coreia do Sul; e Robert Mueller (72º), conselheiro especial do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
O único brasileiro presente na nova lista é o presidente do país, Michel Temer, que ocupa a 50ª posição. No ano passado, o Brasil ficou de fora do ranking pela primeira vez.
Veja, na galeria de fotos a seguir, as 20 pessoas mais poderosas do mundo:
-
Getty Images 50) Michel Temer
Presidente do Brasil
77 anos -
Getty Images 20) Carlos Slim Helu
Fundador, Grupo Carso
78 anos
México -
Getty Images 19) Jamie Dimon
CEO, JPMorgan Chase
62 anos
Estados Unidos -
Getty Images 18) Mario Draghi
Presidente, Banco Central Europeu
70 anos
Itália -
Anúncio publicitário -
Getty Images 17) Ali Khamenei
Aiatolá do Irã
78 anos -
Getty Images 16) Warren Buffett
CEO, Berkshire Hathaway
87 anos
Estados Unidos -
Getty Images 15) Li Keqiang
Primeiro-ministro da China
62 anos -
Getty Images 14) Theresa May
Primeira-ministra do Reino Unido
61 anos -
Getty Images 13) Mark Zuckerberg
Cofundador, Facebook
34 anos
Estados Unidos -
Getty Images 12) Emmanuel Macron
Presidente da França
40 anos -
Getty Images 11) Jerome H. Powell
Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos
65 anos -
Getty Images 10) Larry Page
Cofundador, Alphabet
45 anos
Estados Unidos -
Getty Images 9) Narendra Modi
Primeiro-ministro da Índia
67 anos -
Getty Images 8) Mohammed Bin Salman Al Saud
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita
32 anos -
Getty Images 7) Bill Gates
Cofundador, Fundação Bill e Melinda Gates
62 anos
Estados Unidos -
Getty Images 6) Papa Francisco
Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano
81 anos -
Getty Images 5) Jeff Bezos
Fundador, Amazon
54 anos
Estados Unidos -
Getty Images 4) Angela Merkel
Chanceler da Alemanha
63 anos -
Getty Images 3) Donald Trump
Presidente dos Estados Unidos
71 anos -
Getty Images 2) Vladimir Putin
Presidente da Rússia
65 anos -
Getty Images 1) Xi Jinping
Secretário-Geral do Partido Comunista da China
64 anos
50) Michel Temer
Presidente do Brasil
77 anos