Resumo:
- O percurso de Londres para Nova York é o mais rentável, atingindo US$ 1,16 bilhão em receita anual e uma média de US$ 27.159 por hora de voo;
- As dez rotas mais lucrativas do mundo trouxeram receitas de mais de US$ 6 bilhões entre abril de 2018 e março de 2019;
- Singapura, Sydney, Dubai, Doha, Los Angeles e São Francisco são algumas cidades que movimentam o setor aéreo.
Os lucros no setor de aviação podem estar em risco neste ano, mas algumas rotas são sempre fontes certas para gerar centenas de milhões de dólares por ano em vendas de passagens e, em um caso, mais de US$ 1 bilhão.
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“Para cada companhia aérea há algumas rotas lucrativas em que a vantagem competitiva, as condições de mercado ou a concorrência limitada geram receitas muito atraentes”, diz John Grant, analista do setor da consultoria OAG, que compilou uma lista dos dez serviços de maior faturamento no mundo.
As dez maiores rotas trouxeram receitas de mais de US$ 6 bilhões entre abril de 2018 e março de 2019. A média é de US$ 608 milhões cada uma, variando entre US$ 541 milhões, embolsados pela Air Canada no voo Vancouver-Toronto, e US$ 1,16 bilhão em vendas de passagens da British Airways no serviço transatlântico entre Londres e Nova York.
As receitas fortes nem sempre se traduzem diretamente em lucros, e os custos operacionais em algumas dessas rotas também são altos. No entanto, Grant diz: “É provável que, para cada uma dessas companhias aéreas, os lucros operacionais estejam entre os mais altos em suas respectivas redes”.
Há uma série de características comuns entre as rotas que mais venderam passagens.
Cinco deles operam a partir do principal aeroporto de Londres, Heathrow, atendendo Nova York, Dubai, Singapura, Doha e Hong Kong. Isso se deve, em parte, à disponibilidade limitada de slots em Heathrow, o que significa que as companhias aéreas que entram e saem do aeroporto precisam aproveitar ao máximo a oportunidade.
O valor de ter um aeroporto popular é claro segundo a análise da OAG. Das dez rotas mais lucrativas na América do Norte, cinco aterrissam no JFK em Nova York (e duas no vizinho Newark).
No entanto, também houve uma queda notável nas receitas de rotas mais caras. Nove dos dez principais serviços em todo o mundo viram as receitas caírem em 2018/19, em comparação com o ano anterior. Isso sugere que a concorrência de outras companhias aéreas está se fortalecendo, tanto em termos de serviços diretos quanto de rotas indiretas, que são opções mais baratas, mas com tempo maior de viagem.
Companhias aéreas do Oriente Médio e da Ásia também têm forte presença, com a Emirates, a Qatar Airways, a Singapore Airlines e a Cathay Pacific, de Hong Kong, responsáveis por metade das rotas principais (Singapura aparece duas vezes).
Metade das rotas são operadas por membros da aliança de companhias aéreas Oneworld, seguidas por quatro da Star Alliance, mas nenhum membro da SkyTeam está na lista (uma das rotas é operada pela Emirates, que não é membro de nenhuma aliança).
Veja, a seguir, as dez rotas mais lucrativas:
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Getty Images 10. Vancouver – Toronto
O décimo lugar fica com um serviço doméstico, um vôo de quatro horas e meia entre duas cidades canadenses. No ano passado, a Air Canada obteve uma receita de US$ 541 milhões nesta rota, uma queda substancial de US$ 441 milhões na comparação com o ano anterior.
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Getty Images 9. Cingapura – Sydney
A Singapore Airlines aparece no top 10 também com o trajeto que sai da sua sede para a capital comercial da Austrália, Sydney. No ano passado, cerca de US$ 550 milhões em passagens foram vendidos nessa rota.
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Getty Images 8. Hong Kong – Londres Heathrow
Hong Kong tem sido palco de protestos que forçaram a Cathay Pacific a suspender seus voos. Mas, em condições normais, a rota da companhia aérea para Londres rendeu US$ 605 milhões. O valor, porém, foi substancialmente menor em relação ao ano anterior, quando gerou uma receita de US$ 782 milhões na rota.
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Getty Images 7. Doha – Londres Heathrow
Outro serviço da região do Golfo Pérsico para Londres vem em sétimo lugar. A Qatar Airways, recentemente eleita a melhor companhia aérea do mundo, tem lutado para lidar com um boicote de países vizinhos desde junho de 2017. A empresa foi bloqueada do espaço aéreo de Bahrein, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Egito. Isso não gerou muitos problemas para o principal serviço da companhia aérea para Londres, que no ano passado rendeu US$ 639 milhões em vendas de passagens.
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6. Los Angeles LAX – Nova York JFK
Outro voo costa a costa dos EUA aparece na sequência. Em 2018/19, o percurso operado pela American Airlines conquistou cerca de US$ 662 milhões. A força da demanda nas cidades fica clara pelo fato de que o serviço da Delta Airlines na mesma rota rendeu US$ 465 milhões no ano passado.
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Getty Imagess 5. São Francisco – Newark
O serviço doméstico de maior arrecadação na América do Norte, indo do oeste para a costa leste é operado pela United Airlines. No ano passado, arrecadou US$ 689 milhões em receita para a companhia aérea.
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Getty Images 4. Singapura – Londres Heathrow
A Singapore Airlines – já vista como uma das melhores companhias aéreas do mundo – vendeu US$ 736 milhões em passagens, saindo de seu país para Heathrow. O valor corresponde a uma média de US$ 18.771 para cada uma das 39.189 horas de voo entre as cidades.
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Getty Images 3. Dubai – Londres Heathrow
A rota mais importante para a Emirates Airline, de Dubai, depende inteiramente de serviços internacionais, devido ao pequeno tráfego em seu país de origem. Com uma frota moderna de aeronaves e altos níveis de serviço, particularmente em sua frota de jatos Airbus A380, a companhia aérea construiu uma forte reputação. No ano passado, o trajeto a gerou uma receita de US$ 796 milhões.
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Getty Images 2. Melbourne – Sydney
O voo entre as duas maiores cidades da Austrália rendeu à Qantas Airways cerca de US$ 861 milhões no ano passado, com uma receita média de US$ 23.773 por hora. É uma das quatro rotas domésticas a entrar no top 10 e a única fora da América do Norte. Foi o único dos dez serviços mais lucrativos a registrar mais receita no último ano, embora o aumento tenha sido um modesto 1,4%, em relação aos US$ 849 milhões do ano anterior.
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Getty Images 1. London Heathrow – New York JFK
A rota mais lucrativa de todas é o serviço que sai de Heathrow, em Londres, para o JFK, em Nova York, operado pela British Airways. Ele gera receita anual de US$ 1,16 bilhão para a companhia aérea britânica. Mais de 30% dos assentos na rota transatlântica estão nas cabines First ou Business Class, ajudando a levar o valor da receita por hora de voo no serviço para US$ 27.159.
10. Vancouver – Toronto
O décimo lugar fica com um serviço doméstico, um vôo de quatro horas e meia entre duas cidades canadenses. No ano passado, a Air Canada obteve uma receita de US$ 541 milhões nesta rota, uma queda substancial de US$ 441 milhões na comparação com o ano anterior.
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