Com valores que partem de R$ 500 mil e ultrapassam R$ 8 milhões, as franquias com os maiores investimentos iniciais do Brasil abrangem segmentos diversos, e costumam contar com maior suporte e acesso a fornecedores credenciados do que as com investimentos iniciais mais baixos. Embora ainda envolva riscos, a grande vantagem desse tipo de empreendimento é a oportunidade de fazer parte de uma rede que já tem um modelo de negócios formatado e testado.
De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), no segundo semestre de 2021, as franquias brasileiras registraram faturamento de R$ 41 bilhões, sendo que os negócios de alimentação e saúde foram os que tiveram melhor desempenho. Ainda assim, o setor está 4,6% abaixo do nível pré-pandemia, durante a qual o segmento de hotelaria e turismo levou o maior prejuízo.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
No entanto, Beto Filho, presidente da seccional do Rio de Janeiro da AFB, argumenta que a pandemia também acabou criando novas oportunidades. “Foram liberados muitos pontos comerciais interessantes, inclusive em shoppings, o que abre possibilidades em áreas como alimentação e moda. Mesmo em hotelaria e turismo, há uma grande demanda reprimida, e quem conseguir se colocar de forma estratégica neste momento pode colher bons frutos em um futuro próximo.”
O investimento em franquias é indicado para pessoas que buscam retorno a longo prazo. Como ressalta Filho, existe uma variação grande de rede para rede, mas o comum é que ele ocorra em cerca de 36 meses. No caso de investimentos maiores, os gastos costumam acompanhar o montante, e o empreendedor deve possuir reserva e capital de giro compatíveis.
Embora a experiência no segmento escolhido seja um ponto positivo para investidores que querem entrar no mundo das franquias, e muitas redes levem isso em consideração na hora de analisar o candidato, ela nem sempre é obrigatória. Um investidor pode compensar sua falta de experiência com o treinamento oferecido pela franqueadora e a contratação de consultores, fornecedores ou funcionários que tenham essa expertise.
Filho, contudo, destaca a importância de o investidor ter alguma experiência em gestão e um conhecimento profundo de finanças para administrar uma franquia com investimento inicial elevado. Afinal, existem diversas variáveis que podem afetar o sucesso de uma unidade.
Escolha do ponto, concorrência, qualidade operacional, diferenciação e aceitação do público são alguns desses fatores, segundo o presidente. “Neste momento, analisar os canais digitais de venda e presença online da marca também são cuidados vitais.”
O setor de franquias vem seguindo uma linha crescente de recuperação. No segundo trimestre de 2021, de acordo com dados da ABF, a inauguração de novas unidades aumentou 2,2%. Até o final do ano, a associação espera que o número de franquias abertas cresça 5%, e que o faturamento aumente 8% em relação ao ano passado.
A seguir, confira as dez franquias com os maiores investimentos iniciais do Brasil.
-
Divulgação 1 – Bionicook
Investimento inicial: R$ 550 mil
Segmento: Alimentação
Bionicook é a primeira rede de fast food 100% robotizada do mundo. Suas lojas oferecem 18 opções de lanches e 15 opções de bebidas, e exigem apenas um funcionário para cada quatro unidades. O cliente faz o pedido e o pagamento por um painel touch screen, e um robô prepara e entrega o alimento pronto, para levar. -
Divulgação 2 – GiOlaser
Investimento inicial: R$ 644 mil
Segmento: Saúde, Beleza e Bem Estar
A GiOlaser foi fundada em 2013 pela atriz Giovanna Antonelli, e oferece depilação a laser e outros tratamentos estéticos, como drenagem linfática e carboxiterapia. Possui mais de 260 franquias no Brasil. -
Divulgação 3 – China In Box
Investimento inicial: R$ 700 mil
Segmento: Alimentação
O China In Box é uma rede de fast food de comidas chinesas que oferece mais de 40 opções entre entradas, pratos e sobremesas. É considerada a maior rede do tipo na América Latina, e possui aproximadamente 150 unidades no Brasil. -
Divulgação 4 – LeBonton (Grupo Trigo)
Investimento inicial: R$ 725 mil
Segmento: Alimentação
Definido como “restaurante francês com coração brasileiro”, o LeBonton é especialista em culinária francesa, e o seu cardápio conta com opções diversas de pratos, quiches, saladas, sanduíches, sobremesas e bebidas. Segundo seus fundadores, a rede busca aliar qualidade, velocidade e preço justo. -
Anúncio publicitário -
Divulgação 5 – Clínica da Cidade
Investimento inicial: R$ 780 mil
Segmento: Saúde, Beleza e Bem Estar
A Clínica da Cidade baseia o seu modelo de negócio no conceito de medicina acessível, oferecendo serviços principalmente à classe C. Há mais de 20 especialidades médicas e mais de 3 mil tipos de exames de laboratórios oferecidos. -
Divulgação 6 – Halifood
Investimento inicial: R$ 1 milhão
Segmento: Alimentação
O Halifood é um modelo de negócio que une diversas das marcas Halipar (Holding de Alimentação e Participações) em um mesmo espaço, com sistema único e cozinha compartilhada. Essas marcas incluem Montana Grill, Croasonho e Milanetto. -
Divulgação 7 – Bluefit
Investimento inicial: R$ 1,2 milhão
Segmento: Saúde, Beleza e Bem Estar
A Bluefit é uma rede de academias que oferece equipamentos de musculação, equipe especializada e mais de 30 opções de atividades incluindo danças, lutas e ginástica. Atende principalmente o público das classes A, B e C. -
Divulgação 8 – Regus
Investimento inicial: R$ 1,9 milhão
Segmento: Serviços e Outros Negócios
A Regus oferece escritórios, endereços comerciais, espaços de coworking e salas de reunião em todo o mundo. Os espaços podem ser alugados por pessoas físicas, jurídicas e empresas, por períodos que variam de um dia a mais de três anos. -
Divulgação 9 – Maple Bear
Investimento inicial: R$ 2,1 milhões
Segmento: Educação
A rede de ensino bilíngue canadense Maple Bear possui 150 unidades no Brasil e está presente em 30 países. Ela oferece ensino infantil, fundamental e médio, utilizando a “metodologia canadense”, que privilegia a experimentação e o compartilhamento de informações entre os alunos. -
Divulgação 10 – Accor Hospitality
Investimento inicial: R$ 8,3 milhões
Segmento: Hotelaria e Turismo
A AccorHotels é uma empresa multinacional francesa, presente em cerca de 110 países, que oferece hotéis de luxo e atua também nos segmentos de spas, restaurantes e gestão de casinos. A marca franqueia hotéis das bandeiras Ibis, Mercure e Fairmont, entre outras.
1 – Bionicook
Investimento inicial: R$ 550 mil
Segmento: Alimentação
Bionicook é a primeira rede de fast food 100% robotizada do mundo. Suas lojas oferecem 18 opções de lanches e 15 opções de bebidas, e exigem apenas um funcionário para cada quatro unidades. O cliente faz o pedido e o pagamento por um painel touch screen, e um robô prepara e entrega o alimento pronto, para levar.